ACM Neto categoriza como crime ocultação de dados do coronavírus determinada por Bolsonaro

Prefeito diz que medida atrapalha decisões do enfrentamento da pandemia em Salvador

Por Vinícius Rebouças
08/06/2020 às 15h32
  • Compartilhe
Foto: Valter Pontes/Secom
Foto: Valter Pontes/Secom

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) externou na manhã desta segunda-feira (8) seu descontentamento com a ocultação de dados do coronavírus determinada ao Ministério da Saúde pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Isso é crime! Um absurdo! Inaceitável!", afirmou o democrata em coletiva de imprensa.

"O pior é querer dizer que a divulgação não vai acontecer para que os telejornais não reproduzam os números. É brincar com a vida humana. Inaceitável essa posição do governo", criticou o prefeito. "Espero que essa medida seja revista o quanto antes", complementou.

ACM Neto explicou que a decisão de Bolsonaro é grave por atrapalhar o planejamento de combate à pandemia na capital baiana pela ausência de dados em relação ao país.

"Faço toda noite uma reunião com 33 pessoas do núcleo de coordenação das ações de enfrentamento à Covid-19. A gente começa a reunião normalmente às 20h e é uma reunião longa. Começamos exatamente pela análise dos dados", relatou.

Embora contrariado, o chefe do Executivo soteropolitano acredita que essa situação irá mudar. "Penso eu que o Ministério da Saúde está revendo essa posição", disse.