PODCAST: Ida de Leo Prates para o PDT coloca o partido na base do prefeito ACM Neto?

Prestes a ingressar na nova legenda, secretário fala sobre os rumos da sua carreira política 

Por Tatiana Ribeiro e Osvaldo Lyra
13/12/2019 às 11h38
  • Compartilhe
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Em processo de desfiliação do DEM, Leo Prates, que é secretário de Saúde de Salvador, disse que o PDT, partido qual pretende fazer parte, não é aliado formal nem possui muitos cargos na administração municipal e que por isso “tem muita liberdade para seguir caminhos”. A declaração foi dada no PODCAST do M!. Com relação a saída do DEM, Prates  se comparou a um filho que ama seus pais, mas que precisa ter sua própria casa. “Estou em busca da minha casa. É possível dialogar com todas as forças políticas, mas na sua casa é preciso ter mais identidade. E eu vejo no PDT mais com essa cara. No entanto, um partido não se faz só de identidade, mas com conversas”, destacou, afirmando que independente de qual decisão a justiça tomar “vai continuar no grupo de ACM”, o qual tem admiração. Na verdade, a ida de Leo Prates para o PDT coloca o partido na base do prefeito ACM Neto. 
“ Caso a justiça julgue meu processo procedente, vou optar pelo PDT, partido o qual tenho muita afinidade. Em 2018 defendi Ciro Gomes na Bahia”, assegurou o atual secretário, acrescentado que é extremamente grato ao presidente do DEM, Paulo Azi, e que a saída dele da sigla foi de comum acordo.


Eleições 2020
Com relação a uma possível candidatura a prefeitura de Salvador, confirmando Bruno Reis como escolhido de Neto, Prates admite que “alimenta um sonho de ser prefeito de Salvador, mas não sei se em 2020”. Ele  concorda com a decisão do prefeito de que não pode existir duas candidaturas na base. “Após minha filiação no PDT vamos ver como ficarão as coisas. Tenho uma amizade com Bruno há mais de 20 anos. É legítimo que ele lance sua candidatura, assim como eu também posso lançar a minha, mas ainda estamos em discussão. O PDT vai fazer uma pesquisa mostrando a viabilidade eleitoral dos dois. Do outro lado, também vou me sentir representado pelo grupo político de ACM Neto”.

Ouça a entrevista completa no PODCAST do M!