Bruno Reis vê reaquecimento da economia como principal desafio do próximo prefeito de Salvador

Democrata fala em redobrar esforços para afastar estagnação pós-pandemia

Por Osvaldo Lyra e Vinícius Rebouças
05/06/2020 às 07h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/SecomPMS
Foto: Divulgação/SecomPMS

Pré-candidato à sucessão de ACM Neto (DEM), o também democrata Bruno Reis categoriza o reaquecimento econômico de Salvador como principal desafio do próximo prefeito. "Esse já era o primeiro desafio. Salvador ainda é uma cidade muito pobre. Temos diversos problemas e o principal ainda é a desigualdade social", disse com exclusividade ao Portal M!.

"O desafio do próximo gestor é o aquecimento econômico, distribuição de riquezas e geração de emprego e renda. Sempre digo que o maior programa social de qualquer gestão é a geração de emprego. É a pessoa poder trabalhar para através do seu esforçou sustentar a família", complementou.

O que poderia soar como clichê de campanha tem sua base fundamentada no atual palco de uma economia globalizada e altamente impactada pela pandemia do novo coronavírus, que gerou retração em diversos setores.

"Pós-pandemia esse desafio será ainda maior porque nós vamos ter grave problema social diante dessa estagnação da economia. O carro-chefe das atividades da cidade é o setor de serviços vinculados a estratégias de turismo e na realização de grandes eventos. O segmento foi o primeiro a ser impactado", analisou Reis.

Menos dinheiro

Para ele, isso diminuirá a circulação do dinheiro na cidade, o que dificulta o processo de retomada. "Para essa reconstrução da atividade econômica teremos que fazer o sacrifício do esforço dobrado, para que a cidade volte a crescer como vínhamos fazendo", pontou.

O vice-prefeito ressaltou que apesar da gravidade da situação, o cenário para retomada ainda tem um horizonte mais próximo e positivo do que as memórias do passado. "Salvador chegou a sustentar o lema de capital do desemprego", lamentou.

"Há dois anos, depois de muita luta e tudo que fizemos desde o início da gestão, em parceria com o setor privado, passamos a ser a capital que mais gerava emprego no Nordeste. Proporcionalmente, a que mais gerava emprego no país", sinalizou Bruno Reis.