"Vou acolhê-lo com muita alegria", diz Barroso sobre chegada de Flávio Dino ao STF

Presidente do STF visitou uma escola pública em Lauro de Freitas nesta segunda-feira 

Por Laerte Santana
04/12/2023 às 15h22
  • Compartilhe
Foto: Portal M!
Foto: Portal M!

Na Bahia, em antecipação ao 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que terá sua abertura oficial nesta segunda-feira (4) em Salvador, o ministro Luis Roberto Barroso visitou uma escola pública, na cidade de Lauro de Freitas, para conferir uma palestra motivacional aos estudantes. Na ocasião, em conversa com a imprensa, o ministro avaliou a indicação de Flávio Dino para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

"O ministro Flávio Dino foi um juiz de carreira, primeiro colocado no seu concurso para juiz federal. Foi um governador bem avaliado, parlamentar, eleito senador, e é uma pessoa que, ao meu ver, preenche todos os requisitos para agregar valor ao Supremo Tribunal Federal. Eu, como presidente, após a sabatina e a confirmação do nome dele, vou acolhê-lo com muita alegria", afirmou Barroso.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que aguarda aprovações por maioria no Senado, ocupará a vaga deixada por Rosa Weber no STF após sua aposentadoria em 30 de setembro.

No Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CeepTic), o ministro palestrou sobre o tema "Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo". Durante o evento, Barroso compartilhou sua experiência com os estudantes do ensino médio, enfatizando valores fundamentais como integridade, conhecimento e a necessidade de estar conectado com as grandes questões do mundo.

A palestra abordou subtemas abrangentes, desde a proteção da democracia até a necessidade de guiar a revolução tecnológica por trilhos éticos e contemplar questões climáticas, sempre considerando os temas fundamentais da Constituição brasileira. O ministro destacou sua visão instrucional, enfatizando que a democracia é um espaço inclusivo para conservadores, liberais e progressistas.

"Gosto de brincar que estou ministro, mas eu sou professor. A gente está sempre aprendendo à medida em que se ensina, e eu considero um privilégio ter podido participar desse evento numa escola modelo, com a acolhida que recebi, e poder ter conversado com os alunos sobre a importância de valores e o desejo de progredir, de levar uma vida ética, com idealismo e civilidade, pensando no Brasil. A minha preocupação é institucional e plural, sempre reconhecendo que a vida tem diferentes pontos de observação, e não faço doutrinação, eu faço civismos", relatou.

Encontro do Poder Judiciário

Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário será realizado, entre 4 e 5 de dezembro, no Centro de Convenções, em Salvador.  A abertura está marcada para às 19h, com a participação do o ministro Luis Roberto Barroso e outras autoridades do STF, do CNJ e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).