Alan Sanches apresenta emenda para reduzir IPVA de veículos híbridos

Bancada de oposição já sinalizou voto favorável à isenção da cobrança do imposto para carros 100% elétricos

Por Redação
28/11/2023 às 20h20
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Protocolando uma emenda modificativa, Alan Sanches (União Brasil), líder da Oposição na Assembleia Legislativa, propõe estender incentivos fiscais a modelos híbridos no projeto de isenção de IPVA para carros elétricos abaixo de R$ 300 mil. O texto começou a ser analisado nesta terça-feira (28) e recebeu um pedido de vista. A votação deve ser concluída na próxima semana.

A proposta apensada ao Projeto de Lei 25.077/2023 prevê reduzir para 1,5% o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) cobrado para embarcações, aeronaves e automóveis movidos de forma híbrida, a combustão e eletricidade, com valor máximo de até R$ 300 mil. 

"Ao alterar o projeto para inserir o benefício aos automóveis híbridos, tal benefício será socializado com a camada mais baixa da população, porquanto os automóveis híbridos são economicamente mais acessíveis, pelo preço mais baixo", diz Alan Sanches na justificativa da emenda.

O bloco da oposição, liderado por Sanches, afirmou que votará a favor da proposta que prevê a isenção total do IPVA para veículos 100% elétricos, desde que os aspectos legais sejam observados. Depois de aprovado na Assembleia Legislativa, o projeto vai à sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e passa a valer a partir de janeiro de 2024.

Leia também: 

Com alta do desemprego na Bahia, Alan Sanches diz que aumento do ICMS pode agravar situação

Jerônimo confirma projeto de lei que isenta IPVA de veículos elétricos na Bahia

"Governo federal erra ao vetar desoneração da folha de pagamento", diz Sanches