Mais de 100 cidades baianas são afetadas por onda de calor e podem ter sensação térmica acima de 40ºC
Municípios do oeste podem atingir 43ºC, conforme o Inmet

- Compartilhe

Em meio a onda de calor que atinge parte do país, os baianos estão tendo que enfrentar temperaturas acima do normal nos últimos dias. Com isso, os termômetros e as sensações térmicas podem passar dos 40ºC entre esta terça (14) e a próxima sexta-feira (17), conforme apuração do G1. O aumento das temperaturas está relacionado à onda de calor e à baixa umidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há grande risco de incêndios florestais. Na Bahia, mais de 100 cidades são afetadas pela onda de calor. Entre as regiões, estão o sul e extremo sul, norte, oeste e parte do sudoeste. Entre as cidades, estão Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Medeiros Neto.
Ainda segundo o G1, o oeste da Bahia é uma das regiões que mais vai sofrer com a onda de calor. Nas cidades de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Correntina, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, a sensação térmica pode chegar a 43º. Além disso, a umidade dor ar nesses locais está abaixo dos 20%, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 60%.
Já em Barreiras, os termômetros podem chegar a 41ºC. Na quarta, a máxima segue em 40°C e continua assim até a sexta, quando a máxima ficará em 39ºC. Em Luís Eduardo Magalhães, a máxima pode chegar a 36ºC nesta quarta-feira (15). Na quinta, apesar do tempo nublado e da possibilidade de chuva, a maior temperatura prevista é de 35ºC.
As cidades de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Itaguaçu da Bahia também têm previsões de registrarem temperaturas acima de 41ºC. Nesses locais, a umidade mínima fica entre 20 e 30%, bem abaixo do recomendado pela OMS.
Leia também:
Onda de calor: Inmet amplia alerta para o DF e 15 estados, inclusive a Bahia
Onda de calor no Brasil pode ter máximas com até 15°C acima da média