Chegada da vacina de Oxford amplia o Plano de Imunização em Salvador

Expectativa do secretário municipal da Saúde, Leo Prates, é que a capital baiana receba cerca de 30 mil doses do imunizante fabricado na Índia ainda neste sábado

Por Osvaldo Lyra e Flávio Gomes
23/01/2021 às 10h58
  • Compartilhe
Foto: Reprodução / Correio
Foto: Reprodução / Correio

A vacina da Oxford-AstraZeneca, produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Brasil na noite da sexta-feira (22) e está passando por análises de segurança na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Após o procedimento exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os imunizantes deverão ser distribuídos para os 27 estados brasileiros ainda neste sábado (23). Dos dois milhões de doses disponíveis, a expectativa é de que cerca de 30 mil cheguem a Salvador.

Em entrevista ao Portal M!, o secretário municipal da Saúde, Léo Prates, afirma que, com a chegada desse lote, existe a possibilidade de ampliar o Plano de Imunização, inclusive com a utilização do sistema de drive-thru.

"Nós temos 45.600 doses disponíveis da CoronaVac. Eu disse ao prefeito Bruno Reis (DEM) que se tivermos cerca de 85 mil doses na cidade, podemos pensar em ampliar o sistema. Nós estamos com 11 mil pessoas vacinadas, menos de 10% do público da primeira fase. O que está dificultando é que nós é que estamos indo de encontro às pessoas, e tem sido um problema, por não podermos usar a carga total nos postos", explicou.

Ainda segundo o secretário, esse fracionamento está inviabilizando o aumento do número de vacinados, além da dificuldade de logística, já que os profissionais de saúde trabalham em regime de escala.

Léo Prates ressaltou, ainda, que a prefeitura vem combatendo os casos de vacinação irregular, os "fura fila".

"Por isso abrimos o canal com a Ouvidoria: para acompanhar e combater essas possíveis fraudes", finalizou.