Wagner agradece lembrança, mas nega que vai assumir presidência nacional do PT
Em meio a conflitos partidários, senador petista indicou nome para substituir Gleisi Hoffmann
O senador Jaques Wagner (PT) se pronunciou, nesta quinta-feira (7), em suas redes sociais, sobre a especulação de seu nome para assumir a vaga da deputada federal Gleisi Hoffmann na presidência nacional do PT. Diante de uma possível indicação, o petista agradeceu pela lembrança, mas afastou os rumores e descartou que seja uma terceira via para assumir o posto. O ex-governador baiano ainda citou um dos nomes cotados internamente para comandar a sigla.
“Esta semana saiu na imprensa a informação de que eu poderia ser uma ‘terceira via’ possível na sucessão da presidência do PT. Agradeço a lembrança do meu nome para disputar a presidência do meu partido, e me sentiria honrado em presidi-lo. Mas há nomes colocados de pessoas muito preparadas para assumir este importante cargo. Entre elas, destaco o nome de Edinho Silva, prefeito de Araraquara, por quem eu tenho um grande apreço”, escreveu Wagner em publicação no X (antigo Twitter).
Por ter uma forte relação com o presidente Lula (PT), a indicação de Jaques Wagner pode ter uma consideração relevante nos bastidores da legenda. Inclusive, o senador ocupou o cargo de ministro da Casa Civil durante o primeiro mandato do petista à frente do Governo Federal. O ex-governador da Bahia também é conhecido por ter uma boa articulação política, o que favorece a citação de Edinho Silva como possível nome a presidir a sigla.
Atualmente, Wagner está afastado de seu cargo no Senado Federal após passar, no último dia 19, por procedimento cirúrgico no tornozelo. O senador Otto Alencar (PSD) assumiu a liderança do Governo na Casa e deve ficar até dezembro. Janeiro inicia o recesso legislativo e a Casa voltará a funcionar apenas em fevereiro.
Cenário interno do PT
No momento, o cenário interno do PT se vê em conflito, já que a presidente nacional Gleisi Hoffmann esteve envolvida em embates políticos com outros petistas. Inclusive, em exclusiva ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o cientista político Paulo Fábio Dantas comentou sobre as dificuldades que a legenda passa, estas que não são admitidas pela dirigente partidária.
“Eu não diria que o PT está em um processo de declínio. Acho que o PT está em um processo de retomada, porque tem ainda recursos para isso, mas com uma série de dificuldades. Para crescer na velocidade que precisaria, teria que estar com um outro tipo de relação e discurso com a sociedade”, disse Paulo Fábio.
Além disso, recentemente, a rusga foi novamente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, logo após vitória de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Diante das declarações do ministro de que o cenário econômico do país estaria passando por um processo de limitação de gastos, Gleisi afirmou que economia do Brasil está crescendo e os fundamentos estão “em ordem”. A presidente do PT também voltou a direcionar reclamações ao Banco Central (BC) pela falta de atuação para reduzir cotação do dólar.
Outro atrito político da dirigente partidária foi com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após ele criticar o desempenho do PT nas eleições municipais de 2024. Em meio ao avanço da extrema-direita no Brasil, que registrou uma crescente neste período eleitoral, Gleisi Hoffmann citou que o quadro petista foi positivo e ainda pediu para o ministro focar na responsabilidade das “articulações políticas do governo”, em vez de “diminuir o partido” e “fazer graça”.
PT na Bahia
Além das especulações no cenário nacional, o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, é mais um que pode deixar o cargo. O dirigente assumiu o comando do partido há pouco mais de 6 anos, quando teve o seu mandato renovado depois dos 4 anos iniciais.
Apesar de ter indicado um quadro positivo da legenda no Estado, a conversa nos bastidores é de que o pupilo do senador Jaques Wagner pode querer alçar novos voos e assumir novos desafios. Porém, nenhuma decisão está clara até o momento, já que a movimentação partidária na Bahia deve entrar em alinhamento com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Jerônimo cumpre agenda em Camaçari e Simões Filho nesta segunda-feira
Secretaria de Agricultura transfere gabinete para Fenagro
Alexandre de Moraes e Flávio Dino jantam com Ricardo Cappelli em São Luís
Procurador-geral de Justiça recebe Comenda Dois de Julho na AL-BA
Paulo Gonet indica quando PGR vai decidir sobre denúncia contra Bolsonaro
Últimas Notícias
Biden concede perdão presidencial ao filho e gera controvérsia nos EUA
Casa do Benin recebe nova edição de ‘Cantigas de Candomblé em Ópera’ na próxima sexta
Apresentação é gratuita e conta com apoio da Prefeitura de Salvador
Gás de cozinha sofre novo aumento na Bahia a partir desta segunda-feira
De acordo com Sinrevgas, preço do botijão ficará R$ 4 a mais e pode custar até R$ 154
Jerônimo cumpre agenda em Camaçari e Simões Filho nesta segunda-feira
Governador vai acompanhar visita técnica na BYD e formatura de 328 novos soldados do Corpo de Bombeiros
Secretaria de Agricultura transfere gabinete para Fenagro
Iniciativa visa aproximar Seagri dos expositores, produtores rurais e público da feira
Festejos em homenagem à Santa Bárbara incluem missa, tríduo e procissão
Celebrações começaram neste domingo e seguem nesta segunda e terça-feira; confira programação
Ataque israelense atinge acampamento e deixa seis pessoas mortas em Gaza
Episódio ocorreu na área de Muwasi, que abriga milhares de pessoas deslocadas pelos conflitos; Israel não reconhece ataque
Vendas da Black Friday crescem neste ano e superam período pré-pandemia
Levantamento registra aumento de 17,1% no comércio físico e 8,9% das vendas online
Bélgica lidera avanço histórico ao reconhecer trabalho sexual com direitos trabalhistas plenos
Decisão é uma extensão da descriminalização do setor aprovada no país em 2022
CPM 22 cancela show no ‘Rock na Ilha’ após instrumentos serem levados em assalto
Membros da banda estavam no veículo, mas assessoria informou que estão todos bem
Alexandre de Moraes e Flávio Dino jantam com Ricardo Cappelli em São Luís
Reunião descontraída aconteceu antes do casamento de Dino, celebrado no sábado (30)