Wagner admite impasse na chapa ao Senado em 2026, diz existir ‘probleminha’ e aposta em resolução: ‘vamos equacionar’
Senador também demonstrou confiança na força do grupo político e afirmou que a base chegará fortalecida à disputa eleitoral do próximo ano

O senador Jaques Wagner (PT) admitiu, neste domingo (1º), que há um impasse na formação da chapa ao Senado para as eleições de 2026. Durante a reinauguração do Zoológico de Salvador, o petista comentou a possibilidade de três nomes disputarem duas vagas: ele próprio, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) e o senador Angelo Coronel (PSD). As informações são do BNews.
“Temos um probleminha lá no Senado, temos três candidatos para duas vagas, mas vamos equacionar também”, afirmou o petista.
Wagner demonstrou confiança na força do grupo político liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avaliando que a base chegará fortalecida à disputa eleitoral do próximo ano.
“Na minha opinião a gente chega muito bem ano que vem na eleição, assim como eu acredito que nós vamos chegar muito bem com o Lula. Tem muita conversa hoje, mas na hora do ‘vamos ver’, eu tenho certeza que a gente vai chegar muito bem lá”, disse.
Elogios à atuação de Jerônimo Rodrigues
Ao comentar o desempenho do governador da Bahia, Wagner fez elogios ao ritmo de trabalho de Jerônimo, destacando sua presença constante no interior do estado.
“Eu avalio muito bem, eu acho que o Jerônimo tem feito um trabalho de visitar todas as comunidades, visitar todos os municípios. Esse trabalho é incansável pra ele, ele vai chegar aqui [no Zoológico] vindo de Nova Soure e realmente tem uma energia impressionante. E, além disso, fazendo administrativamente aquilo que precisa”, afirmou.
Otto Alencar admite possível rompimento com Jerônimo
O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou, na última quinta-feira (29) que não vê impedimentos em romper com o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues (PT), caso o PSD fique de fora da composição majoritária para o Senado nas eleições de 2026. Durante entrevista ao PodZé, Otto reafirmou apoio à reeleição do senador Angelo Coronel (PSD), apontando o direito garantido pela legislação como argumento central.
“Quem tem direito à reeleição deve ir para a reeleição. Tanto Jerônimo, como Geraldo, como Wagner, como Coronel. É direito legítimo dado pela legislação”, cravou.
Apesar do posicionamento, Otto enfatizou que o assunto será discutido “lá na frente”. “E esperar que se ache uma saída, uma solução. […] Eu garanto que, da minha parte, vai ser [de] sempre encontrar uma saída”, disse.
Otto afirmou que, até o momento, não houve sinalização clara por parte da cúpula petista sobre a exclusão do PSD da futura chapa. No entanto, ressaltou que, caso haja uma manifestação explícita do governador sobre a saída do partido, a ruptura acontecerá.
“Em nenhum momento, Wagner, Rui, ou, inclusive, o próprio governador Jerônimo, deu um ‘xeque-mate’ que o PSD está fora da chapa. Até porque, se dissesse isso textualmente e me ligasse dizendo ‘vocês não vão participar’, nós sairíamos agora mesmo. Não tem problema nenhum. Mas isso quem decide é o governador”, pontuou.
As declarações de Otto ocorrem em meio às movimentações dentro da base aliada sobre a formação da chapa majoritária para 2026. Nesta semana, o senador Angelo Coronel negou qualquer desentendimento com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e com o senador Jaques Wagner (PT), após ambos confirmarem suas pré-candidaturas ao Senado.
Mais Lidas
Política
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado