Viagem de Jerônimo à China mira grandes investimentos para energia limpa, mobilidade e inovação na Bahia
Governador integra comitiva do presidente Lula e busca consolidar parcerias estratégicas para impulsionar desenvolvimento econômico do Estado

Em missão oficial à China, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), apresentou, nesta segunda-feira (12), as potencialidades do Estado para atrair investimentos chineses nos setores de energia limpa, infraestrutura e tecnologia. O governador integra a comitiva do presidente Lula e busca consolidar parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento econômico da Bahia.
“Estamos aqui com o propósito de mostrar à China que a Bahia está preparada para receber investimentos de forma responsável e estruturada”, disse o governador durante um dos encontros.
“O Lula tem feito uma agenda bilateral forte com o governo chinês através do presidente Xi Jinping. Isso proporciona oportunidade de difundir o que temos de potencial no campo da energia”, acrescentou.
Bahia quer se consolidar como destino para investimentos em energia
Em seu primeiro compromisso na Chia, o governador falou para um público formado por cerca de 400 empresários locais sobre o potencial energético da Bahia e o conjunto de oportunidades de investimentos em alta tecnologia que isso proporciona. Segundo Jerônimo, a Bahia tem se destacado como um dos principais polos brasileiros na produção de energia renovável e quer ampliar sua atuação nesse setor com apoio internacional. O petista reforçou que o Estado tem infraestrutura adequada e segurança jurídica para garantir o sucesso de grandes projetos.
A agenda internacional é considerada estratégica para ampliar a presença da Bahia no cenário global e fortalecer parcerias com países como a China, que vêm se tornando cada vez mais relevantes nos setores de tecnologia, mobilidade e energia.
“O fundamental para quem for investir no Brasil é saber que temos um compromisso com a responsabilidade jurídica e com a infraestrutura: estradas, ferrovias e eletrificação”, afirmou Jerônimo.
Encontros com empresas chinesas miram projetos sustentáveis
A comitiva baiana já se reuniu com representantes de empresas estratégicas como GAC Motor, Windey Technology e Norinco. Os encontros abordaram possibilidades de cooperação em projetos de mobilidade sustentável, geração de energia eólica e desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança pública e cidades inteligentes.
Na reunião com Feng Xingya, presidente da GAC Motor, Jerônimo tratou da possibilidade de instalação de uma fábrica e de um centro de pesquisa no Brasil, com foco em veículos elétricos e sustentáveis. Segundo o governador, a Bahia é uma das candidatas a sediar o empreendimento. “Queremos que a Bahia seja referência em mobilidade limpa. Temos localização estratégica, mão de obra qualificada e compromisso com o meio ambiente”, afirmou.
Com Cheng Qi, da Windey Technology, e o Senai-Cimatec, foram discutidos os detalhes da criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. A empresa tem ampliado sua presença no Brasil com o fornecimento de turbinas eólicas e vê o Nordeste como uma região promissora para novos investimentos.
“A Bahia tem alto potencial eólico e estamos prontos para receber projetos que impulsionem a geração de energia limpa”, destacou o governador.
Parcerias para tecnologia e cidades inteligentes
Outro encontro importante foi com Chen Defang, presidente da Norinco, no qual foram debatidas parcerias nas áreas de segurança pública, defesa civil e cidades inteligentes. O governo baiano busca firmar acordos para aplicação de tecnologias que possam melhorar os serviços públicos e a infraestrutura urbana.
“Queremos construir um futuro mais tecnológico e eficiente para os baianos”, declarou Jerônimo, ressaltando que a Bahia está aberta ao diálogo e à cooperação com empresas que compartilhem da visão de desenvolvimento sustentável.
Fórum empresarial fortalece laços entre Brasil e China
A programação da missão oficial inclui ainda a participação do governador no Fórum Empresarial China-Brasil, que reunirá empresários e representantes dos dois países para discutir oportunidades de negócios. Jerônimo permanece na China, até o próximo domingo (18), quando está previsto o retorno da comitiva brasileira ao país.
“Temos o desejo de que essas agendas bilaterais possam na Bahia a confiança de que investir aqui é sinônimo de rentabilidade financeira e de contribuição para um país sustentável”, afirmou Jerônimo.
“Estou aqui representando o Brasil e a Bahia e buscando recursos para que possam ser investidos na Bahia, na geração de emprego, renda, levando a marca do potencial da Bahia e do Brasil para o mundo”, completou.
Além disso, o governador prestigiou o encerramento do Seminário Empresarial China – Brasil, que contou com pronunciamento do presidente Lula aos empresários chineses. “Esse fórum é mais uma demonstração da importância que damos à relação entre os nossos países. A construção dessa aliança entre China e Brasil não tem retorno, daqui pra frente só vai fazer crescer”, afirmou Lula.
A visita acontece em um momento em que o Brasil tenta se consolidar como um dos principais destinos de investimentos em energia renovável. A Bahia, que já lidera a produção nacional de energia eólica e solar, busca aproveitar o momento para ampliar sua presença no cenário internacional e acelerar o desenvolvimento de sua infraestrutura econômica e tecnológica.
Mais Lidas
Política
Câmara suspende repasses ao gabinete de Carla Zambelli após ordem do STF
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025