Valdemar Costa Neto visita Bolsonaro na UTI e diz que ex-presidente está ‘cada dia melhor’
Valdemar publicou uma foto do encontro nas redes sociais e afirmou ter permanecido ao lado de Bolsonaro por cerca de uma hora e meia

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, visitou, nesta terça-feira (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília. Bolsonaro está hospitalizado desde 11 de abril, após complicações intestinais ligadas à facada que sofreu em 2018.
Ambos articulam, nos bastidores, apoio ao projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Valdemar publicou uma foto do encontro nas redes sociais e afirmou ter permanecido ao lado de Bolsonaro por cerca de uma hora e meia.
“Fiquei cerca de 1h30 ao lado dele, tivemos uma ótima conversa e saí de lá muito feliz ao ver que está cada dia melhor. Estou na torcida pela recuperação total e o mais rápido possível”, escreveu o dirigente do PL.
Segundo Valdemar, o convite partiu de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ele alegou que não se tratava de uma “visita”, mas sim de uma reunião partidária. Após a repercussão, a assessoria do presidente do PL corrigiu a versão, informando que a solicitação para o encontro partiu do próprio Valdemar.
Proibição judicial de contato foi suspensa em março
Os dois políticos estavam proibidos de se comunicar desde fevereiro de 2024, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em meio às investigações da tentativa de golpe. A liberação para retomar o contato ocorreu em março, após autorização do ministro Alexandre de Moraes. O primeiro reencontro entre eles aconteceu em 12 de março.
A internação de Bolsonaro se deu após um mal-estar durante agenda no Rio Grande do Norte, no início de abril. Ele foi transferido de hospital e submetido, já em Brasília, a uma cirurgia de 12 horas para tratar complicações intestinais. Conforme o boletim médico divulgado na segunda-feira (21), o ex-presidente segue sem previsão de alta da UTI.
A equipe médica mantém a orientação de restrição a visitas, por precaução. Apesar disso, Valdemar conseguiu autorização especial para o encontro, o que gerou repercussão devido ao estado de saúde e às recomendações clínicas.
Boletim indica melhora no quadro de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue apresentando sinais positivos de recuperação, de acordo com boletim médico divulgado nesta terça-feira (22) pelo Hospital DF Star, em Brasília. Internado desde o dia 13 de abril, Bolsonaro passou por uma cirurgia para tratar uma obstrução intestinal. A intervenção foi classificada pela equipe médica como “extremamente complexa e delicada”.
Segundo o documento, o paciente “mantém boa evolução clínica, já apresenta sinais efetivos de movimentação intestinal, continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva”.
Ainda de acordo com os médicos, Bolsonaro permanece sob cuidados intensivos, com sessões de fisioterapia motora sendo intensificadas no processo de reabilitação.
Apesar do quadro considerado estável, a equipe responsável segue restringindo o acesso ao ex-presidente.
“Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, afirma o boletim.
Procedimentos recentes indicam resposta positiva ao tratamento
No informe divulgado na segunda-feira (21), os médicos haviam informado a retirada dos drenos abdominais e a substituição dos curativos na área da incisão cirúrgica. A atualização foi vista como mais um indicativo da evolução clínica de Bolsonaro.
O ex-presidente foi transferido para a UTI logo após o procedimento cirúrgico e, desde então, permanece em observação constante. A cirurgia ocorreu após Bolsonaro apresentar um quadro de mal-estar, consequência das complicações intestinais que se originaram da facada sofrida em 2018.
Mais Lidas
Política
Câmara suspende repasses ao gabinete de Carla Zambelli após ordem do STF
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos; previsão indica mau tempo até a próxima semana

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado