Tiago Correia detona Rui Costa após fala sobre falecida mãe de Bruno Reis: “insensível e desrespeitoso”
Líder da oposição ressaltou que a política não deve ser um campo sem regras e que o uso de ataques pessoais prejudica a construção de um debate democrático

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), repudiou as declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), contra o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União). Durante um discurso em Itabuna, o ministro fez referência ao falecimento de uma mulher em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital baiana e, ao criticar a gestão municipal, disse que “não foi a mãe dele nem a filha dele que morreu por falta de oxigênio”. O comentário gerou indignação, já que a mãe de Bruno Reis faleceu quando o prefeito ainda era criança.
Para Correia, a declaração de Rui Costa extrapola os limites do debate político e revela falta de sensibilidade. “É vergonhoso e lamentável que um ministro de Estado, aparentemente descontrolado e irritado, use a falecida mãe do prefeito Bruno Reis para fazer retórica política. Isso é jogo baixo e sujo, que não condiz com a nobre função de ministro e muito menos com o bom debate político. O ministro demonstrou insensibilidade e desrespeito”, afirmou o deputado.
Oposição critica “vale-tudo” no discurso político
O líder da oposição na Alba ressaltou que a política não deve ser um campo sem regras e que o uso de ataques pessoais prejudica a construção de um debate democrático. “Política não pode ser terra sem lei, não pode ser espaço para vale tudo. E o pior de tudo é ver esse tipo de declaração envolvendo família, vindo de um político do PT, que, na teoria, prega respeito e civilidade, mas na prática mostra que não têm pudor para atacar quem pensa diferente. Não é isso que a sociedade espera de nós”, criticou.
Ainda segundo Correia, ao recorrer a ataques envolvendo familiares de adversários políticos, Rui Costa desvia o foco do real problema. “Por mais que sejamos adversários políticos, o respeito e a civilidade devem sempre prevalecer. Afinal de contas, que exemplos nós que estamos na vida pública estaremos dando para as pessoas se agirmos como o ministro? Foi uma declaração que causou perplexidade e envergonha quem prega e faz a boa política”, concluiu.
O que motivou a fala de Rui Costa?
O comentário de Rui Costa foi feito em meio a críticas à gestão de Bruno Reis após a morte de Adinailza Souza, de 42 anos, na UPA do Pau Miúdo. A família da vítima denuncia demora no atendimento e falta de oxigênio, enquanto a Prefeitura de Salvador nega que tenha havido negligência.
“Fácil é jogar pedra, o difícil é ir para frente da TV explicar por que uma senhora morreu por falta de oxigênio em uma UPA municipal e o prefeito ainda vai dizer que ela teve um bom atendimento. Porque não foi a mãe dele, nem a filha dele que morreu por falta de oxigênio”, declarou Rui Costa.
O caso ganhou repercussão após o marido de Adinailza, Sidnei Monteiro, gravar um vídeo que mostra a mulher implorando por atendimento. Segundo ele, a esposa esperou cerca de três horas antes de receber qualquer suporte médico, mesmo tendo sido classificada com uma pulseira amarela, que indica necessidade de atendimento urgente, mas que pode aguardar.
Resposta da Prefeitura e da Secretaria de Saúde
O prefeito Bruno Reis contestou as acusações e garantiu que a paciente recebeu atendimento imediato. “A gente luta para evitar morte diariamente nesta cidade. Ela teve um atendimento imediato, não houve problema nenhum de falta de oxigênio, mas infelizmente não resistiu e nós lamentamos muito a perda de uma vida”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou vídeos do atendimento e apresentou uma linha do tempo detalhada da assistência prestada a Adinailza. A pasta reforçou que não houve omissão e que a paciente foi tratada dentro dos protocolos estabelecidos para casos semelhantes.
Mais Lidas
Política
Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global
Últimas Notícias

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia
Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh
Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas