Tarcísio descarta candidatura para presidência e reafirma apoio a Bolsonaro em 2026
Governador de São Paulo nega rumores e reforça lealdade ao ex-presidente, que segue inelegível
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a negar, nesta terça-feira (18), a possibilidade de disputar a presidência da República em 2026. Em publicação nas redes sociais, Tarcísio declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL), e reforçou sua fidelidade ao ex-presidente, classificando-o como “o grande líder da direita”.
Apoio declarado para Bolsonaro
Em entrevista à Revista Oeste, o governador exaltou sua relação com Bolsonaro e criticou a inelegibilidade do ex-presidente. “Eu tenho uma admiração e uma amizade profunda com o presidente Bolsonaro. Foi a pessoa que me abriu as portas. Bolsonaro é o detentor do capital político, então a direita tá com Bolsonaro. É o grande líder da direita né, é a grande referência, construiu esse capital”, afirmou.
Na ocasião, Tarcísio também ressaltou que prefere continuar à frente do governo paulista, e enfatizou que gostaria de ver Bolsonaro novamente na Presidência.
“O que que me daria conforto hoje? A gente tem um projeto muito bacana para São Paulo […] Então, eu ficaria muito feliz de estar trabalhando aqui em São Paulo por essa continuidade. É uma coisa que me ajudaria muito, ter o Bolsonaro lá de novo em Brasília porque seria outra coisa”, declarou.
Nome cotado para presidência
Apesar da negativa pública, Tarcísio tem sido apontado como um dos principais nomes da direita para a disputa presidencial de 2026, caso Bolsonaro não consiga reverter sua inelegibilidade. Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o governador teria admitido em uma conversa privada em Nova York que poderia ser candidato ao Planalto. Ele, no entanto, nega essa possibilidade.
Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (18) mostrou que, em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Tarcísio estaria em empate técnico com o atual presidente. Caso Bolsonaro fosse o candidato, o ex-presidente venceria a disputa, segundo a pesquisa, que foi contratada pelo PL.
Críticas ao processo de inelegibilidade
No vídeo publicado, Tarcísio questionou os motivos que levaram à inelegibilidade de Bolsonaro e classificou o processo como “absolutamente patético”.
“Os motivos que afastaram Bolsonaro do cenário político, da inelegibilidade, são absolutamente patéticos, não tem nada importante, não tem. Procuraram questões muito simplórias e sem sentido para afastar uma grande liderança do jogo democrático”, disse.
Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, após convocar uma reunião com embaixadores estrangeiros para atacar as urnas eletrônicas. Desde então, aliados têm se mobilizado para tentar reverter a decisão e permitir que o ex-presidente volte a concorrer em 2026.
Bolsonaro amplia vantagem sobre Lula no segundo turno, aponta pesquisa
Uma nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso as eleições presidenciais de 2026 fossem realizadas hoje. No primeiro turno, Bolsonaro aparece com 36% das intenções de voto contra 33,8% de Lula, uma diferença dentro da margem de erro. Já no segundo turno, a vantagem do ex-presidente se amplia, com 45,1% contra 40,2% do atual mandatário.
O levantamento foi encomendado pelo Partido Liberal (PL) e divulgado nesta terça-feira (18). A pesquisa ocorre em um momento de queda na popularidade de Lula, conforme apontado por um estudo recente do Datafolha, que indicou a pior avaliação do petista em seus três mandatos. Enquanto isso, a direita busca consolidar um nome forte para a disputa, especialmente com Bolsonaro inelegível até 2030.
Além de Bolsonaro e Lula, outros nomes foram testados na pesquisa, como Ciro Gomes (PDT), Gusttavo Lima e Ronaldo Caiado (União Brasil). No entanto, nenhum deles apresentou desempenho próximo ao dos dois principais concorrentes. O levantamento reforça a polarização entre os eleitores e a importância da definição de candidaturas nos próximos anos.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Últimas Notícias
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval