STM rejeitou dezenas de processos contra Moraes protocolados por aliados de Bolsonaro
Tribunal militar não tem competência para julgar ministros do STF
Nos últimos meses do governo de Jair Bolsonaro (PL), especialmente após a derrota nas eleições de 2022, uma série de processos foi protocolada no Superior Tribunal Militar (STM) contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão de cúpula da Justiça Militar não possui competência para julgar ministros do STF.
No entanto, apoiadores do ex-presidente buscaram, sem sucesso, contornar essa limitação. Pelo menos uma das ações foi protocolada em nome de Bolsonaro, sem seu consentimento, envolvendo pelo menos 20 processos.
Entre eles, habeas corpus, notícias-crime e recursos foram interpostos contra Moraes. Esses processos, no entanto, foram sistematicamente rejeitados pelo STM, pois fugiam à sua competência.
Em diversas ocasiões, os ministros do STM reconheceram que as questões trazidas nos processos eram “estranhas” à sua área de atuação. Entre os questionamentos apresentados, estavam as decisões de Alexandre de Moraes em relação à condução das eleições de 2022, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e ao tratamento dado a acampamentos montados próximo a instalações militares.
Esses acampamentos, segundo investigações do 8 de Janeiro, foram identificados como pontos de preparação para os atos golpistas na Praça dos Três Poderes, além de estarem ligados ao atentado a bomba próximo ao aeroporto de Brasília, na véspera do Natal de 2022.
O promotor aposentado Wilson Issao Koressawa patrocinou diversos processos, tanto em seu nome quanto em nome de terceiros. Apesar de suas tentativas, essas ações foram igualmente rejeitadas pelo STM. Um dos processos de maior destaque foi um habeas corpus para a libertação do pastor José Acácio Serere Xavante, preso preventivamente por Moraes por suspeitas de envolvimento em ameaças e perseguições contra o Estado Democrático de Direito.
Além disso, advogados como Carlos Alexandre Klomfahs e Arthur Hermógenes Sampaio Júnior também tentaram reverter decisões de Moraes junto ao STM, mas enfrentaram frustrações. Klomfahs, conhecido por defender aliados de Bolsonaro, apresentou pedidos ao STF, incluindo habeas corpus para bolsonaristas presos durante os atos de 8 de Janeiro.
As investigações da Polícia Federal levaram ao indiciamento de Bolsonaro e de 36 aliados, sendo 25 deles militares, por envolvimento em um plano golpista. Durante as apurações, surgiu a suspeita de que o grupo buscava algum tipo de apoio ou ‘arcabouço jurídico’ do STM.
No entanto, o STM negou veementemente qualquer envolvimento com as articulações golpistas. A Corte afirmou que não há registros de visitas de nenhum dos acusados aos gabinetes ou à presidência do tribunal.
Em nota oficial, o STM reforçou que “qualquer alegação ou iniciativa que desvie dos princípios constitucionais ou atribua à Corte funções alheias à sua competência legal incompatível com o papel desta instituição e não é do conhecimento desta Presidência”.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Últimas Notícias
SSA Social: o futebol que inspira sonhos e forma cidadãos em São Cristóvão
STM rejeitou dezenas de processos contra Moraes protocolados por aliados de Bolsonaro
Tribunal militar não tem competência para julgar ministros do STF
Popó é parado em postos policiais ao viajar de Salvador a Aracaju com ‘carro exótico’ e único na Bahia
Ele é o único dono de um Tesla Cybertruck no estado
Salvador e cidades baianas têm previsão de chuvas intensas e alerta para ciclone
Previsão indica chuvas de moderadas a fortes e ventos intensos
Inspiração: SSA Social leva esperança para jovens e famílias
Projeto aposta no esporte como ferramenta de transformação
Relatório da PF aponta Jair Bolsonaro como líder de tentativa de golpe e revela recursos transferidos
Ex-presidente teria transferido recursos financeiros para os EUA para driblar decisões que pudessem congelar suas contas
Itamaraty desmente governo dos EUA e diz que Lula e Biden não conversaram sobre crise na Venezuela
Casa Branca afirmou que os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva discutiram a crise política na Venezuela
Ação oferece serviços gratuitos na San Martin e bairros vizinhos neste sábado
Ação reunirá diversos serviços gratuitos, como consulta de vagas de emprego por meio do Simm, troca de lâmpadas incandescentes por modelos de LED, entre outros
Salvador realiza Dia D para atualização de condicionalidades do Bolsa Família neste sábado
Ação ocorrerá em mais de 60 unidades de saúde, oferecendo pré-natal para gestantes, atualização do calendário vacinal e acompanhamento nutricional de crianças
Saúde nos Bairros oferece exames e consultas no Largo do Bonfim até este sábado
Ação ocorre das 7h às 13h, oferecendo consultas e exames em unidades móveis, estruturadas com equipamentos e profissionais, sem necessidade de agendamento
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Bahia liderou as reduções, com um recuo de 1,4 ponto percentual, passando de 11,1% para 9,7%