STF rejeita afastamento e mantém Moraes, Dino e Zanin no julgamento de Bolsonaro

Segundo Barroso, para que o recurso fosse aceito, seria necessário apresentar ‘demonstração clara, objetiva e específica da parcialidade do julgador’


Redação
Redação 19/03/2025 15:53 • Política
STF rejeita afastamento e mantém Moraes, Dino e Zanin no julgamento de Bolsonaro - Nelson Jr./SCO/STF
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quarta-feira (19), para rejeitar os pedidos de afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino no julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados por tentativa de golpe de Estado. As informações são da Agência Brasil.

O STF analisa quatro recursos distintos. A defesa de Bolsonaro solicitou a saída de Zanin e Dino; a do ex-ministro Braga Netto, a de Moraes; e a do general da reserva Mário Fernandes, a de Dino.

Oito ministros já votaram contra os pedidos: Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Os três ministros citados não votam nos casos em que são alvo. Assim, o placar ficou em 7 a 0 contra os pedidos das defesas. A maioria já foi alcançada, impedindo qualquer reversão. Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques ainda podem votar até esta quarta-feira (20), às 23h59, no plenário virtual do STF.

Barroso fundamenta decisão

A maioria seguiu o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso. Ele afirmou que, para que o recurso fosse aceito, seria necessário apresentar “demonstração clara, objetiva e específica da parcialidade do julgador”.

A atuação anterior de magistrados não pode fazer pressupor que deixarão de cumprir a lei em razão de suas associações pretéritas […]. Tal cogitação apequena o papel do Poder Judiciário e dos seus juízes, como se estes agissem com tibieza [fraqueza] e de forma influenciável. Raciocinando de modo mais amplo, um médico que trabalhou em um hospital fica impedido para atuar em um concorrente? E os advogados que eventualmente emitiram juízos de valor sobre pessoas ou fatos e depois alteram suas opiniões? Ficariam eticamente impedidos de atuar?“, declarou Barroso.

As defesas alegaram que Moraes não poderia julgar o caso por ser uma das supostas vítimas, que Zanin atuou como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que Dino entrou com queixa-crime contra Bolsonaro quando era governador do Maranhão, em 2020. Em fevereiro, Barroso já havia negado os pedidos individualmente, e as defesas recorreram, levando o caso ao plenário.

Denúncia será analisada na próxima semana

A denúncia por tentativa de golpe de Estado está sendo analisada pela Primeira Turma do STF, onde os ministros André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Bolsonaro, se manifestam pela primeira vez sobre o caso.

Os denunciados são acusados de cinco crimes: organização criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento da denúncia ocorrerá em três sessões na próxima semana. O colegiado formado por Moraes, Dino, Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux se reunirá no dia 25 pela manhã e no dia 26, nos períodos da manhã e da tarde. A Procuradoria-Geral da República (PGR) e as defesas dos acusados serão ouvidas antes dos votos dos ministros.

Bolsonaro e aliados na mira do STF

Entre os denunciados estão, além de Bolsonaro, os ex-ministros Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Casa Civil), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Anderson Torres (Justiça). Também são alvos o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que na época era diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Caso a denúncia seja aceita, os investigados se tornarão réus e poderão responder a processo na Justiça por envolvimento na tentativa de golpe de Estado.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Com ACM Neto, Bruno Reis participa da Festa da Padroeira de Valença e afirma: ‘Há na Bahia um desejo profundo de mudança’ -
Política 08/11/2025 às 18:12

Com ACM Neto, Bruno Reis participa da Festa da Padroeira de Valença e afirma: ‘Há na Bahia um desejo profundo de mudança’

Declaração ocorre após trégua com governador, quando ambos deixaram 2026 em 2° plano e anunciaram ações contra facções e em apoio a ambulantes


Mais Infância inicia entrega de material didático 2026 e lança edital de creches no Bahia Sem Fome -
Cidades 08/11/2025 às 17:33

Mais Infância inicia entrega de material didático 2026 e lança edital de creches no Bahia Sem Fome

Programa das Voluntárias Sociais amplia ações pedagógicas e de segurança alimentar em 120 creches comunitárias baianas


Brasil brilha no Parapan de Jovens e quebra recorde mundial em dia de 12 medalhas -
Esporte 08/11/2025 às 16:52

Brasil brilha no Parapan de Jovens e quebra recorde mundial em dia de 12 medalhas

Com destaque para mineiro Charles Eduardo Santos no halterofilismo, país mantém liderança isolada no quadro geral dos jogos em Santiago


Tornado mortal no Paraná: Ratinho Júnior decreta luto oficial e número de feridos passa de 750 -
Cidades 08/11/2025 às 16:11

Tornado mortal no Paraná: Ratinho Júnior decreta luto oficial e número de feridos passa de 750

Estado mobiliza forças de saúde, segurança e assistência para atender vítimas em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastado


Governo do Paraná suspende Enem em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastada por tornado -
Cidades 08/11/2025 às 15:30

Governo do Paraná suspende Enem em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastada por tornado

Prova será remarcada após destruição causada por ventos de até 250 km/h; governador decreta calamidade e Lula promete apoio à reconstrução


Derrite endurece projeto antifacção do governo Lula e equipara facções a terrorismo -
Política 08/11/2025 às 14:49

Derrite endurece projeto antifacção do governo Lula e equipara facções a terrorismo

Relator inclui equiparação de facções a organizações terroristas, amplia penas e reforça medidas de controle e confisco de bens ilícitos


Enem 2025: veja como descobrir local de prova e confira esquema de transporte especial em Salvador -
Cidades 08/11/2025 às 14:08

Enem 2025: veja como descobrir local de prova e confira esquema de transporte especial em Salvador

Candidatos terão metrô e ônibus gratuitos e reforço na frota na capital baiana nos dois domingos de aplicação do exame


Seminário sobre Exú abre programação da Caminhada pela Paz em Salvador -
Cidades 08/11/2025 às 13:27

Seminário sobre Exú abre programação da Caminhada pela Paz em Salvador

Encontro no Terreiro do Cobre discute liberdade religiosa e combate à intolerância antes do tradicional cortejo no Engenho Velho da Federação


Caetano Veloso e Maria Bethânia  indicados ao Grammy 2026: dupla baiana pode trazer troféu inédito ao país -
Cultura 08/11/2025 às 12:46

Caetano Veloso e Maria Bethânia indicados ao Grammy 2026: dupla baiana pode trazer troféu inédito ao país

Kendrick Lamar lidera indicações em nove categorias; veja lista completa


Governo do Paraná decreta calamidade após tornado de 250 km/h devastar Rio Bonito do Iguaçu: seis mortos e mais de 400 feridos -
Cidades 08/11/2025 às 11:57

Governo do Paraná decreta calamidade após tornado de 250 km/h devastar Rio Bonito do Iguaçu: seis mortos e mais de 400 feridos

Presidente Lula expressa apoio às famílias afetadas e destaca empenho do governo na reconstrução das áreas atingidas