STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no Natal e impõe regras rígidas de segurança no hospital
Procedimento está marcado para esta quinta-feira (25), feriado de Natal
Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou, nesta terça-feira (23), a internação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, para a realização de cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral. A internação está prevista para esta quarta-feira (24), com o procedimento marcado para quinta-feira (25), feriado de Natal.
A decisão estabelece que o transporte e a custódia de Bolsonaro serão feitos pela Polícia Federal, de forma discreta, com entrada pelas garagens do Hospital DF Star. A PF deverá acertar previamente com a direção do hospital os detalhes da internação e as condições de segurança durante todo o período.
Ministro do STF determina internação sob custódia
Moraes determinou vigilância integral durante a estadia do ex-presidente no hospital. A Polícia Federal deverá manter fiscalização 24 horas por dia, com equipes de prontidão e, no mínimo, dois agentes posicionados de forma permanente na porta do quarto onde Bolsonaro ficará internado.
A decisão também proíbe a entrada de telefones celulares, computadores ou quaisquer dispositivos eletrônicos no quarto hospitalar, permitindo apenas equipamentos médicos. Caberá à Polícia Federal assegurar o cumprimento da restrição durante toda a internação. O Hospital DF Star fica a menos de três quilômetros do local onde Bolsonaro está preso. Até o momento, não houve divulgação do horário exato da chegada ao hospital nem do início do procedimento cirúrgico.
O ministro autorizou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro atue como acompanhante principal durante o período de internação. O pedido da defesa para que os filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador do Rio, Carlos Bolsonaro (PL-RJ) também fossem autorizados como acompanhantes foi negado.
A decisão reforça que as medidas de segurança devem ser mantidas durante todo o período, sem flexibilização, incluindo a presença contínua de policiais federais no local e o controle de acesso ao quarto hospitalar.
“A Polícia Federal deverá providenciar a completa vigilância e segurança do custodiado durante sua estadia, bem como do hospital, mantendo equipes de prontidão. A Polícia Federal deverá garantir, ainda, a segurança e fiscalização 24 (vinte e quatro) horas por dia, mantendo, no mínimo 2 (dois) policiais federais na porta do quarto do hospital”, diz trecho da decisão.
Pedido da defesa foi apresentado nesta terça-feira
O pedido de autorização para a internação foi apresentado pela defesa de Bolsonaro nesta terça-feira (23). Os advogados alegaram a necessidade de internação prévia para a realização de exames preparatórios antes da cirurgia marcada para o dia seguinte.
A indicação do procedimento cirúrgico foi feita pela equipe médica do ex-presidente e confirmada por perícia da Polícia Federal. Um laudo médico foi encaminhado ao STF na sexta-feira (19), apontando a necessidade da cirurgia.
Segundo o documento, Bolsonaro apresenta também quadro de soluços persistentes e insônia. Os peritos registraram ainda que o bloqueio do nervo frênico é considerado “tecnicamente pertinente” como alternativa terapêutica para os soluços.
“Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário”, diz trecho do laudo.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Mercado financeiro reduz projeção do IPCA para 4,05% em 2026 e prevê queda na Selic
Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central, mostra melhora gradual nas expectativas de inflação
Lauro de Freitas registra saldo positivo de 6,9 mil empregos formais em 2025, aponta Caged
Município alcançou o terceiro melhor saldo de empregos da Bahia entre janeiro e novembro do ano passado
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF