STF aprova listas separadas por gênero para TSE e exige nomeação feminina por Lula
Ministra Cármen Lúcia defendeu duas listas separadas como forma de evitar um cenário de exclusão feminina
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, nesta quarta-feira (28), duas listas tríplices para a escolha de novos ministros da classe dos advogados que irão compor o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das listas, exclusivamente feminina, foi resultado de articulação da ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, com o objetivo de ampliar a representatividade das mulheres na Corte eleitoral.
A lista feminina será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela nomeação final. Os nomes indicados foram os de Cristina Maria Gama Neves da Silva, Estela Aranha e Vera Lúcia Araújo, que já atua como ministra substituta do TSE.
Representatividade feminina no TSE
A ministra Cármen Lúcia defendeu publicamente a decisão de formular duas listas separadas — uma masculina e outra feminina — como forma de evitar um cenário de exclusão feminina na composição do tribunal a partir de 2026.
“Se não tivéssemos a oportunidade de termos uma lista de homens e uma de mulheres, em 2026, nós teríamos no TSE os sete cargos providos por homens”, afirmou.
A preocupação tem relação direta com o calendário de mandatos do TSE. A própria ministra Cármen Lúcia deixará a Corte em agosto de 2026, às vésperas das eleições presidenciais, mesma época em que se encerrará o mandato da ministra Isabel Gallotti, atual representante do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no TSE.
A medida busca assegurar a presença feminina no tribunal, em meio a um processo de renovação que poderá, sem medidas afirmativas, resultar em um plenário composto integralmente por homens.
Entenda o processo de nomeação
De acordo com as regras, os ministros da classe dos advogados são escolhidos em duas etapas. Primeiro, o STF elabora a lista tríplice com os nomes dos candidatos. Em seguida, o presidente da República escolhe um dos indicados para a nomeação. A formação da lista exclusivamente feminina foi interpretada como um recado direto da ministra ao presidente Lula sobre a importância de garantir essa representatividade.
As três advogadas indicadas têm atuação reconhecida no meio jurídico. Cristina Maria Gama Neves da Silva já foi nomeada desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Estela Aranha atuou como secretária de Direitos Digitais no Ministério da Justiça, durante a gestão do então ministro Flávio Dino. Já Vera Lúcia Araújo, ministra substituta do TSE, tem trajetória voltada aos Direitos Humanos.
Segunda lista contempla nomes já conhecidos
Além da lista feminina, o STF também aprovou uma segunda composição tríplice para o TSE. Essa inclui os nomes de André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques, que atualmente ocupam as cadeiras da advocacia na Corte, e José Levi do Amaral, ex-advogado-geral da União.
Os ministros André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques foram indicados há dois anos, durante a presidência de Alexandre de Moraes no TSE. Com o término de seus mandatos, a nova composição deve ser definida nas próximas semanas, após análise do presidente da República.
Ambas as listas aprovadas pelo STF seguem agora para decisão final do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável por nomear os novos integrantes do Tribunal Superior Eleitoral.
Mais Lidas
Geddel reage a rumores e crava: MDB não cede a vice na chapa de 2026
Política
Toffoli determina uso de salas do STF para depoimentos do caso Banco Master
Últimas Notícias
Carnaval 360 reúne profissionais de marketing e comunicação para debater oportunidades da folia em Salvador
Encontro no Palacete Tira-Chapéu propõe discutir a maior festa popular do país como plataforma estratégica de comunicação, inovação e geração de valor econômico
Inep nega erro no Enamed e afirma que resultados dos cursos de medicina são válidos; 12 cursos na Bahia tiveram nota insatisfatória
Presidente do instituto reconhece falha pontual de comunicação, mas afirma que indicadores oficiais estão corretos
Morro de São Paulo consolida turismo nacional e registra avanço do público internacional em 2025
Relatório aponta predominância de brasileiros, público jovem-adulto e crescimento do turismo internacional no pós-pandemia
Especialista em marketing digital alerta para reajuste em anúncios da Meta e diz que eficiência será decisiva para anunciantes
Em entrevista ao Portal M!, especialista explica impacto da nova taxa da Meta e aponta caminhos para anunciantes manterem resultados
Operação conjunta interdita ferros-velhos irregulares e notifica comércios irregulares na região da Gamboa
Ação teve como foco a fiscalização de estabelecimentos que funcionam em desacordo com a legislação municipal e estadual
Festival de Verão Salvador anuncia atrações do Palco Rua com foco na música baiana; confira
Programação neste sábado (24) e domingo (25) reúne artistas de diferentes gêneros, como pagode, axé, samba, rap e sonoridades urbanas
Bruno Reis diz que base governista levanta dúvidas sobre candidatura de ACM Neto por ‘medo’
Prefeito de Salvador afirma que ex-prefeito será candidato ao governo da Bahia em 'qualquer cenário'
Oscar 2026: Variety projeta quatro indicações para ‘O Agente Secreto e feito histórico para o Brasil
Filme de Kleber Mendonça Filho surge entre os favoritos, com baiano Wagner Moura cotado em categoria de atuação
Governo da Bahia inaugura obras e entrega investimentos em educação, saúde e desenvolvimento rural em Coaraci
Entregas e autorizações do governador Jerônimo Rodrigues reforçam infraestrutura escolar, rede de saúde e apoio à agricultura familiar
Prefeito entrega contenção de encosta em Matatu de Brotas com investimento de R$ 1,3 milhão
Obra na Ladeira de Santa Rita eleva para 574 o número de áreas protegidas na capital baiana e reforça ações preventivas antes do período de chuvas