Silvio Almeida anuncia retomada de projetos diz que ‘se o morto levanta, acabou o velório’
Em publicação nas redes sociais, ex-ministro negou acusações e afirmou que foi vítima de racismo estrutural

O ex-ministro dos Direitos Humanos do governo Lula, Silvio Almeida, anunciou neste sábado (15) que irá retomar seus projetos acadêmicos e de comunicação, incluindo a revisão e publicação de livros, além da reativação de seu canal no YouTube. O ex-ministro comparou sua saída do cargo à tentativa de “matá-lo”, afirmando que “se o morto levanta, acabou o velório”.
Almeida foi exonerado do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em outubro do ano passado, após ser acusado de assédio moral e importunação sexual. Atualmente, ele é investigado pela Polícia Federal, e entre as supostas vítimas está a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, além de três mulheres que foram suas alunas.
Silvio Almeida fala em racismo e tentativa de apagamento
Em sua publicação nas redes sociais, o ex-ministro afirmou que foi vítima de uma tentativa de apagamento e de racismo estrutural. Almeida também alegou que algumas organizações não governamentais (ONGs) pressionaram o governo para prejudicá-lo, motivadas por “disputa política ou ressentimento”.
“Eu estou vivo, continuo indignado e não quero compaixão e nem ‘segunda chance’. Eu quero justiça“, escreveu o ex-ministro. “Tentaram me matar. Mas não deu certo”, completou Almeida.
Além da retomada de seu canal no YouTube, Almeida também anunciou que será lançada uma edição ampliada e revisada de seu livro “Racismo Estrutural”, que havia sido suspensa pela editora Record. Ele também pretende finalizar outra obra, intitulada “Estado, Direito e Raça no Pensamento Social Brasileiro”.
Investigação e depoimentos das supostas vítimas
Em outubro, Anielle Franco prestou depoimento à Polícia Federal e afirmou ter sido vítima de importunação sexual por parte de Almeida. No mesmo mês, a professora Isabel Rodrigues também foi ouvida pela PF e relatou ter sido assediada sexualmente pelo ex-ministro em 2019. Após a conclusão das investigações, o caso será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Desde o início das denúncias, Almeida negou qualquer irregularidade. Em nota divulgada em setembro, afirmou que todas as acusações devem ser investigadas, mas classificou as denúncias como “mentiras” e cobrou provas concretas.
“Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país”, declarou.
Macaé Evaristo assume o Ministério dos Direitos Humanos
Com a saída de Almeida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a nomeação da deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (9).
“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, escreveu Lula em suas redes sociais.
A pasta estava sob comando interino da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, desde a exoneração de Almeida.
Quem é Macaé Evaristo?
Macaé Evaristo tem formação em Serviço Social, mestrado em Educação e é doutoranda na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, já atuou como coordenadora pedagógica e diretora de escolas públicas.
Entre 1997 e 2003, coordenou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais e lecionou no Curso de Magistério Intercultural Indígena. Entre 2004 e 2012, foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte e gerente de Coordenação da Política Pedagógica. De 2015 a 2018, exerceu o cargo de secretária de Educação de Minas Gerais.
Além disso, Macaé também foi secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão no Ministério da Educação (MEC).
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio