Servidores de agências reguladoras aprovam proposta do governo com reajuste de 27%
Reajuste beneficiará 8,8 mil funcionários públicos
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) aprovou nesta terça-feira (20), a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo na semana passada, após um longo período de negociações iniciado no fim do ano passado. Apesar disso, a entidade afirmou que as discussões com o governo continuam.
Em assembleia realizada hoje, a categoria aceitou um aumento de 27% na folha para os servidores de carreira, beneficiando 8,8 mil funcionários públicos. Outro grupo de 2,5 mil servidores, no Plano Especial de Carreira (PEC), terá um reajuste salarial de 15,5%, conforme a proposta.
O acordo prevê duas parcelas, a serem pagas nos próximos dois anos. O consenso foi alcançado apenas após a sexta rodada de negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Na semana passada, o ministério de Esther Dweck deu um ultimato: sem definição até hoje, a categoria poderia ficar sem reajuste.
Isso porque o Executivo precisa enviar ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 até 31 de agosto.
Na assembleia desta segunda-feira, 69% dos servidores aprovaram a proposta, com 1.969 votos a favor, 868 contra e 23 abstenções.
Até agora, os servidores mantinham uma operação padrão, afetando a força de trabalho nas agências reguladoras. Áreas como petróleo, telecomunicações, mineração e transporte aquaviário tiveram suas agendas regulatórias dificultadas, segundo os representantes sindicais.
Entre as atividades dos servidores estão a análise de processos de outorga, autorização de empreendimentos, homologação e certificação de equipamentos, além da arrecadação setorial.
Em 2023, o governo concedeu um aumento de 9% na folha salarial de todo o funcionalismo federal. As reestruturações remuneratórias acordadas também se estendem a aposentados e pensionistas, impactando ainda mais o orçamento. O MGI não respondeu, até o momento, sobre o impacto orçamentário.
Na reunião da semana passada com o governo, foi acordada a criação de um grupo de trabalho para avaliar a pauta não-remuneratória dos servidores, que inclui mudanças na nomenclatura dos cargos e a exigência de ensino superior para ingresso na carreira.
Leia também:
Lula destaca inovação na contratação de servidores públicos pelo CNU
Lula diz que Esther Dweck possui ‘dívida’ com Anvisa em meio a greve de servidores
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas