Senado vota projeto que proíbe redução de pena para estupradores jovens ou idosos
Caso seja aprovada em Plenário, a matéria segue para sanção presidencial

Os senadores analisam, nesta terça-feira (10), um projeto de lei que retira o benefício de redução de pena por idade nos casos de violência sexual contra mulheres. O Projeto de Lei (PL) 419/2023 estabelece que a idade do agressor — inferior a 21 anos ou superior a 70 — não poderá ser utilizada para diminuir a pena ou abreviar o prazo de prescrição do crime.
A proposta, de autoria da deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), já passou pelas Comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sob relatoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Caso seja aprovada em Plenário, a matéria segue para sanção presidencial.
Proposta reforça proteção legal às vítimas
Segundo o texto do projeto, o objetivo é “ampliar o alcance da proteção legal conferida às vítimas de crimes sexuais, incluindo expressamente crianças e adolescentes, ao lado das mulheres“. A medida altera os artigos 65 e 115 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940).
“Ao impedir que o agressor se beneficie de atenuantes ou da redução dos prazos de prescrição com base em sua idade nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, a medida contribui para o fortalecimento da proteção à infância e à adolescência, em consonância com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil“, diz trecho da justificativa.
A proposta visa, portanto, impedir que criminosos recorram a brechas legais para suavizar as consequências penais em casos de violência sexual, especialmente contra grupos mais vulneráveis.
Outras votações também estão previstas para a sessão
Além do PL 419/2023, a pauta da sessão plenária inclui a apreciação de indicações do Poder Executivo para chefias de embaixadas brasileiras no exterior. Os nomes dos indicados ainda não foram divulgados pela Secretaria-Geral da Mesa do Senado.
Antes de serem submetidos ao Plenário, os indicados a cargos diplomáticos passam por sabatina e votação na Comissão de Relações Exteriores (CRE). Também estão previstas a análise de outras três proposições legislativas durante a sessão.
A expectativa é que o projeto de lei receba prioridade na ordem do dia, dado seu impacto direto no endurecimento do combate à violência sexual e na proteção às vítimas.
Senado analisa acordos internacionais
A pauta da sessão plenária desta terça também inclui a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 465/2022, que trata da aprovação de um acordo sobre serviços aéreos entre Brasil e Israel. O tratado, assinado em Jerusalém em março de 2019, define diretrizes para o transporte de passageiros, cargas e mala postal entre os dois países, abrangendo pontos como designação de empresas, rotas, tarifas e normas de segurança.
O texto do acordo já foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores (CRE) no fim de maio. Para que entre em vigor no ordenamento jurídico brasileiro, é necessária a aprovação do Congresso Nacional, seguida de ratificação presidencial por meio de decreto.
Defesa nacional
Outro tema em análise é o PDL 725/2024, que trata da aprovação do relatório da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI). O documento reúne diretrizes do Poder Executivo sobre a área de defesa nacional, incluindo a Política Nacional de Defesa (PND), a Estratégia Nacional de Defesa (END) e o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), este último voltado à transparência das ações do setor.
Aprovado na CCAI em dezembro de 2024, o relatório contém sugestões e recomendações elaboradas pelo Congresso Nacional. Após tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta chegou ao Senado em maio deste ano. Caso receba aval dos senadores, será enviada à Presidência da República.
Transparência em operações de crédito de estados e municípios
Também está na ordem do dia o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 11/2025, de autoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que propõe ampliar o acesso dos parlamentares às informações sobre operações de crédito realizadas por estados e municípios com instituições financeiras nacionais.
Segundo o autor, a proposta visa fortalecer o papel fiscalizador do Senado, permitindo análise mais aprofundada dos contratos e possibilitando futuras modificações nas normas sobre empréstimos. A regulamentação atual dessas operações está prevista na Resolução 43, de 2002.
Mais Lidas
Política
Datafolha: 57% dos brasileiros são a favor da reeleição no Executivo
Últimas Notícias

Geraldo Júnior visita São João na Chapada Diamantina e destaca impacto social e econômico das ações do Governo
Vice-governador também destacou o modelo de gestão do São João da Bahia, voltado para o cuidado com as pessoas, com ações coordenadas nas áreas de saúde e segurança

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina
Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny
Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos