Sem Bolsonaro, Alden aposta em Michelle como nome forte contra Lula em 2026

Deputado federal defende Tarcísio de Freitas como vice na chapa e relembrou desgaste do atua presidente petista


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 17/03/2025 15:59 • Política
Sem Bolsonaro, Alden aposta em Michelle como nome forte contra Lula em 2026 - Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

As eleições de 2026 já começam a movimentar os bastidores da política brasileira e um dos nomes que desponta como favorito dentro do bolsonarismo é o de Michelle Bolsonaro. Durante entrevista ao programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM), nesta segunda-feira (17), o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) afirmou, aos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, que a ex-primeira-dama tem potencial para disputar a presidência e ser a principal candidata da direita caso Jair Bolsonaro seja impedido judicialmente de concorrer.

Desgaste de Lula e divisão na base governista

Ao analisar o cenário político para 2026, Capitão Alden relembrou o desgaste do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmou que até mesmo dentro da base governista há um receio de lançá-lo para a reeleição.

“O presidente atual, Lula, está tão desgastado que a própria base do governo não quer que ele vá para a eleição. Já há brigas internas, discussões que indicam uma possibilidade de derrota caso ele concorra. Ele mesmo já sinalizou que não sabe se vai, não sabe se vem. Isso representa um grande desgaste dentro da própria base”, declarou o deputado.

Segundo Alden, essa instabilidade tem sido percebida de forma mais clara dentro da Câmara dos Deputados, especialmente após a mudança de postura do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que passou a exigir votações presenciais. Isso teria permitido que mais parlamentares expressassem suas insatisfações nos bastidores.

“Estamos ouvindo cada vez mais nos corredores da Câmara a insatisfação da própria base governista com Lula. Eles têm medo do impacto que essa baixa popularidade pode ter em suas campanhas”, afirmou.

Michelle Bolsonaro como nome viável da direita

O deputado reafirmou sua crença de que o ex-presidente Bolsonaro (PL) anunciará sua candidatura, mas, caso seja impedido pelo STF, o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) surge como a principal opção do grupo político.

“Eu acredito que o presidente Bolsonaro vai anunciar sua candidatura e permanecer como candidato até onde for possível. Mas, se houver qualquer impossibilidade jurídica, o nome mais viável e mais atrativo é Michelle Bolsonaro. Ela é uma mulher, é cristã e consegue atrair votos tanto de um lado quanto de outro”, explicou Alden.

Para o deputado, Michelle tem grande apelo popular e é vista como uma opção de continuidade do projeto bolsonarista. “Ela tem condições de enfrentar Lula de igual para igual, pois herda o espólio eleitoral do ex-presidente. Seu nome agrada tanto a base conservadora quanto setores que buscam uma figura política nova, de postura firme e alinhada com os valores da direita”, disse.

Tarcísio como alternativa ou vice

Questionado sobre a possibilidade do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ser o candidato da direita, Alden reconheceu sua competência para a disputa a presidente nas eleições de 2026. No entanto, acredita que ele funcionaria melhor como vice em uma chapa liderada por Michelle Bolsonaro.

“Tarcísio tem competência e mostrou isso como ministro e agora como governador. Ele é visto como um nome técnico e agregador, mas não tem o mesmo apelo ideológico junto à militância bolsonarista. Eu acredito que a melhor estratégia seria uma chapa equilibrada, com Michelle na cabeça e Tarcísio como vice, justamente para atrair esse outro público que busca estabilidade econômica e gestão eficiente”, analisou.

Alden comparou essa estratégia com a que foi adotada por Lula ao escolher Geraldo Alckmin como vice em 2022. “Foi uma tentativa de buscar equilíbrio. Lula representa o discurso para a militância, enquanto Alckmin agradava o mercado e setores mais moderados. Acredito que, no nosso caso, Michelle faria esse papel de mobilização ideológica, enquanto Tarcísio traria confiabilidade para setores econômicos”, explicou.

Estratégia da direita para 2026

Sobre a estratégia da direita para 2026, Capitão Alden afirmou que o foco será “mostrar a verdade” e conscientizar o eleitorado sobre os erros da esquerda. Ele criticou as políticas do atual governo e disse que a militância bolsonarista estará cada vez mais atuante.

“Não precisamos criar fake news, como diz a esquerda. Vamos simplesmente expor os fatos, os dados e mostrar os impactos negativos das políticas adotadas pelo PT. Nosso trabalho será abrir os olhos da população”, concluiu.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos -
Cidades 13/06/2025 às 08:24

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos

Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande


Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame -
Cidades 13/06/2025 às 08:00

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame

Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação


Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar -
Cidades 13/06/2025 às 07:30

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar

Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura


Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa -
Cultura 13/06/2025 às 07:00

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa

Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025


Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25 -
Cidades 12/06/2025 às 23:00

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25

Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior


Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF -
Política 12/06/2025 às 22:40

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF

Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal


Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo -
Política 12/06/2025 às 22:20

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo

Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva


Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador -
Cultura 12/06/2025 às 22:00

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador

Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas


CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana -
Cidades 12/06/2025 às 21:40

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana

Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado


Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas -
Cidades 12/06/2025 às 21:20

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas

Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025