Sanches critica governador de justificar ‘insegurança na Bahia’ com ‘distúrbios de saúde’

Jerônimo Rodrigues diz que ‘números já são bastantes favoráveis’, mas segurança pública ‘não se resolve de um dia para o outro’


Raiane Veríssimo
Raiane Veríssimo 25/07/2024 13:07 • Política
Sanches critica governador de justificar ‘insegurança na Bahia’ com ‘distúrbios de saúde’ -

O líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), criticou, nesta quarta-feira (24), a tentativa do governador Jerônimo Rodrigues (PT) de justificar “insegurança na Bahia” com “distúrbios de saúde”. Durante discurso em evento no Centro de Operações e Inteligência (COI) em Salvador, o petista disse que os “números já são bastantes favoráveis” no Estado, mas segurança pública “não se resolve de um dia para o outro”.

“Nós estamos anunciando aqui concurso e chamamento, isso não é para amanhã os números caírem, não é isso, é cultural. Nós temos todo um movimento de desemprego, de distúrbios de saúde das pessoas que levam a uma situação de insegurança, há todo um contexto. Então, não dá pra dizer assim, eu boto mais policial, eu boto mais equipe técnica e está resolvido. Não, porque tem outros fatores da complexidade da segurança pública que puxa pra nós”, pontuou o governador no evento que anunciou, nesta segunda-feira (22), a ampliação do efetivo das forças de segurança pública com mais 4.263 profissionais no Estado.

O pronunciamento do petista aconteceu em resposta ao Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira (18), que apontava a Bahia como o estado brasileiro com mais mortes violentas intencionais, com 6.578 ocorrências em no ano passado. O registro representa um total de 46,5 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Apenas o Amapá fica à frente do estado baiano, com a taxa de 69,9, sendo que a média nacional é de 22,8.

Em vídeo publicado em sua conta oficial no Instagram, Sanches afirmou que “ninguém entendeu qual era o contexto que o governador estava falando”. O líder ainda ponderou que Jerônimo “precisa se preparar mais para dar uma entrevista” e ressaltou que o petista “estava completamente perdido”.

“Primeiro, quando ele fala que não se faz da noite pro dia, eu também concordo, mas só que ele tá no governo há 18 anos. São 18 anos com essa política de segurança pública. Ele tem que aproveitar os excelentes policiais que têm, os excelentes secretários que têm, tanto na polícia civil como militar, para utilizar, para fazer a política efetiva de segurança pública. Nós somos o estado campeão em mortes violentas, isso não é possível, a Bahia nunca foi assim. A gente tem que mudar agora”, pontuou o parlamentar.

Segundo Sanches, o governador “querer colocar agora em transtornos de saúde a responsabilidade dessa insegurança” na Bahia “não tem um menor cabimento”.

“Eu não sei de onde veio essa percepção. O que nós precisamos é efetivamente chamar a responsabilidade, governador. Você precisa chamar a responsabilidade da segurança pública para o senhor e não tentar transferir essa responsabilidade. Porque seria muito pior se quisesse justificar através da saúde, aí que a gente estava perdido. Se fosse contar com a regulação da saúde, essa fila da morte, aí é que o baiano estava perdido”, bradou o deputado, que também é médico e principal crítico da política desenvolvida pelo governo estadual no setor.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alan Sanches (@depalansanches)

Leia também:

Jerônimo aponta ‘distúrbio de saúde’ como motivo da falta de segurança pública e pede paciência à população

Governador anuncia mais de 4 mil policiais para reforço da segurança na Bahia

Alan Sanches critica planejamento de Jerônimo para reduzir fila de regulação em Hospital Ortopédico

Raiane Veríssimo

Raiane Veríssimo

Raiane Veríssimo, jornalista mineira, com 22 anos de experiência. Especialista em comunicação e mídias sociais, com atuação em jornal, site, rádio, TV e campanhas políticas estaduais e nacionais.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Enem dos concursos: CNU 2025 terá mais de 3 mil vagas e salários de até R$ 16 mil -
Cidades 29/04/2025 às 08:00

Enem dos concursos: CNU 2025 terá mais de 3 mil vagas e salários de até R$ 16 mil

Inscrições estão previstas para julho, e as provas ocorrerão em duas etapas: a primeira, objetiva, em outubro; e a segunda, discursiva, em dezembro


Encceja 2025: candidatos têm até sexta-feira para se inscrever e pedir atendimento especial -
Cidades 29/04/2025 às 07:30

Encceja 2025: candidatos têm até sexta-feira para se inscrever e pedir atendimento especial

Prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram ensino fundamental ou médio na idade apropriada e buscam certificação escolar


Vagas de emprego em Salvador: Simm anuncia 66 oportunidades nesta terça-feira com agendamento online -
Cidades 29/04/2025 às 07:00

Vagas de emprego em Salvador: Simm anuncia 66 oportunidades nesta terça-feira com agendamento online

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho


Profecia, trajetória e fé: quem é Dom Orani Tempesta, brasileiro cotado para ser novo papa -
Cidades 28/04/2025 às 23:00

Profecia, trajetória e fé: quem é Dom Orani Tempesta, brasileiro cotado para ser novo papa

Cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani tem ligação com profecia sobre sua futura carreira religiosa


Morre Mauro Motta, produtor de Roberto Carlos e duas vezes vencedor do Grammy -
Cultura 28/04/2025 às 22:30

Morre Mauro Motta, produtor de Roberto Carlos e duas vezes vencedor do Grammy

Artista foi peça-chave da Jovem Guarda, da música romântica e da produção musical dos anos 1980


Senado aprova Lei Joca: novas regras tornam transporte aéreo de pets mais seguro -
Política 28/04/2025 às 22:00

Senado aprova Lei Joca: novas regras tornam transporte aéreo de pets mais seguro

Texto segue para nova análise na Câmara; companhias deverão garantir segurança e estrutura adequada para cães e gatos em voos


Alvaro Dias é reconhecido como anistiado político por atuação durante ditadura militar -
Política 28/04/2025 às 21:40

Alvaro Dias é reconhecido como anistiado político por atuação durante ditadura militar

Reconhecimento é relativo ao período em que ele exerceu mandato de vereador em Londrina, entre 1969 e 1971


Mauro Vieira defende Brics como força de cooperação e critica bombardeios em Gaza -
Política 28/04/2025 às 21:20

Mauro Vieira defende Brics como força de cooperação e critica bombardeios em Gaza

Chanceler afirmou que bloco deve ser uma 'força para o bem', atuando como uma coalizão de cooperação e não de confronto


Governo do Estado entrega retroescavadeiras e carros-pipa para enfrentar seca no norte da Bahia -
Política 28/04/2025 às 21:02

Governo do Estado entrega retroescavadeiras e carros-pipa para enfrentar seca no norte da Bahia

Durante o evento, Jerônimo Rodrigues destacou urgência da ação diante da situação crítica enfrentada pelas populações afetadas


Camisa reserva da Seleção Brasileira para Copa de 2026 será vermelha, revela site especializado -
Esporte 28/04/2025 às 20:40

Camisa reserva da Seleção Brasileira para Copa de 2026 será vermelha, revela site especializado

Segundo a publicação, tom escolhido será 'moderno e vibrante'