Safra recorde e queda do dólar devem reduzir preços dos alimentos, diz Alckmin
Vice-presidente destaca impacto do clima favorável, estoque regulador e reforma tributária na economia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (24), em São Paulo, que a safra recorde de grãos prevista para este ano e a redução do dólar deverão contribuir para a queda nos preços dos alimentos. Segundo ele, fatores climáticos, ações do governo e medidas como a reforma tributária reforçam perspectivas otimistas para a economia.
Projeções apontam safra histórica em 2025
A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que a safra de grãos cresça cerca de 8,2% em relação ao ano anterior, o que configuraria um recorde na série histórica. De acordo com Alckmin, o clima favorável após um ano de seca intensa contribui diretamente para a produção agrícola.
“Com um clima bom, há uma expectativa de que a safra agrícola deva crescer 8% a mais, uma safra recorde. Isso ajuda a reduzir o preço”, avaliou o ministro.
Além disso, o dólar, que iniciou o ano acima de R$ 6,20, caiu para cerca de R$ 5,88, impactando positivamente setores que dependem de insumos importados, como fertilizantes e combustíveis. “Com a redução do dólar, também vamos observar uma ajuda significativa”, acrescentou Alckmin.
Medidas complementares para controle de preços
Entre as iniciativas para estabilizar os preços, Alckmin destacou o papel do estoque regulador mantido pela Conab. “O estoque regulador é essencial para evitar grandes oscilações nos preços. Quando há uma grande safra, parte da produção é armazenada para situações de escassez”, explicou.
Outro ponto citado pelo vice-presidente foi a reforma tributária, que prevê a desoneração de produtos da cesta básica, incluindo proteínas animais. Ele ressaltou que essa medida deverá ter impacto direto na redução do custo dos alimentos.
Reunião com sindicalistas e discussões sobre a inflação
Alckmin participou de um encontro com sindicalistas na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo, para discutir estratégias do governo federal voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de empregos. O evento, com o tema “Perspectiva da Economia e do Emprego em 2025”, também abordou o cenário inflacionário do país.
Segundo o ministro, a inflação apresenta sinais de desaceleração, conforme indicado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15). O indicador registrou alta de 0,11% em janeiro, menor que o percentual observado em dezembro (0,34%). “Já houve uma pequena redução do processo inflacionário. Acreditamos que ficaremos dentro da meta com essa desaceleração”, afirmou Alckmin.
Perspectivas para 2025 e desafios econômicos
Apesar do otimismo, Alckmin reconheceu que a alta da Selic continua sendo um desafio para o crescimento econômico. Ele defendeu que a manutenção de pressupostos econômicos sólidos e o cumprimento do arcabouço fiscal serão fundamentais para reduzir as taxas de juros. “Uma Selic muito alta reduz o potencial de crescimento econômico. Mas vemos um cenário positivo, com safra recorde, investimentos anunciados pela indústria e a aprovação da reforma tributária”, avaliou.
Enquanto o ministro participava do evento em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros em Brasília para discutir estratégias que possam ajudar a baratear os alimentos. “O presidente Lula, corretamente, está preocupado em reduzir o preço, evitando aumentos significativos nos alimentos”, concluiu Alckmin.
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira
Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet
Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes
Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30