Rui Costa diz que detalhes sobre revisão do IOF serão apresentados pela Fazenda após anúncio de Haddad
Ministro também comentou o andamento da obra da ponte Salvador-Itaparica

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta segunda-feira (9) que os detalhes sobre a revisão do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) serão divulgados oficialmente pelo Ministério da Fazenda, após o anúncio feito pelo ministro Fernando Haddad (PT) durante reunião com líderes partidários no domingo (8). A declaração foi dada durante o evento de autorização da licitação do trecho IV do metrô de Salvador.
“Ontem eu não estava na reunião, eu estava em Salvador, mas houve o encontro do Haddad com a equipe e com os líderes. Conversamos antes com ele — eu, a ministra Grace e o ministro Sidônio — e ele fez as apresentações ontem; os detalhes ficarão a cargo da Fazenda. Não queremos falar em paralelo para não gerar ruído na divulgação”, explicou Rui.
Reformulação do IOF
A reformulação do IOF deve ser apresentada junto a um pacote de medidas para ajuste fiscal. Segundo Rui Costa, o governo trabalha para equilibrar receitas e despesas, e novas reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão previstas para os próximos dias, quando ele retornar de compromissos internacionais.
“Tudo isso vai sendo ajustado. Quando o presidente chegar, faremos novas reuniões com ele para alinhar e compatibilizar receita e despesa”, concluiu o ministro.
A equipe econômica de Haddad busca medidas para aumentar a arrecadação e garantir o cumprimento da meta fiscal, sem elevar impostos sobre a população de forma generalizada.
Ministro vê como positiva proposta de ponte provisória na obra Salvador-Itaparica
Ainda durante sua participação no evento em Salvador, o ministro Rui Costa também comentou o andamento da obra da ponte Salvador-Itaparica. Segundo ele, a empresa responsável apresentou uma proposta “ousada” para acelerar a construção, prevendo a implantação de uma ponte provisória paralela.
“Eles apresentaram uma tecnologia que, ao invés de utilizar tantas embarcações, que têm um custo muito elevado, prevê construir uma ponte paralela provisória. Assim, os caminhões, carros e equipamentos, ao invés de serem transportados por barcos e balsas, iriam por essa ponte auxiliar”, explicou Rui.
A ideia da ponte provisória é otimizar a logística da construção da ponte definitiva, reduzindo os custos com transporte por água e agilizando o cronograma de execução. Rui Costa demonstrou entusiasmo com a iniciativa e reforçou a disposição do governo em adotar soluções tecnológicas que contribuam para o cumprimento dos prazos e economia de recursos públicos.
“Eles estão refinando isso e nós sinalizamos que toda tecnologia é possível. Eles têm que apresentar os detalhes, mas se for para encurtar prazos e reduzir custos, está ótimo. Nós queremos custo mais barato e tempo mais rápido”, afirmou.
O projeto da ponte Salvador-Itaparica é uma das maiores obras de infraestrutura planejadas na Bahia, com expectativa de fomentar a economia regional e melhorar a mobilidade entre o Recôncavo Baiano e a capital.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos