Rui Costa critica oposição e diz que os mesmos que derrubaram MP do IOF celebraram saída da Ford
Durante inauguração da BYD em Camaçari, ministro criticou a gestão anterior, destacou o papel de Lula e defendeu o potencial da Bahia no setor automotivo e energético
Joá Souza/GOVBA
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), criticou, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por não ter agido para manter a Ford na Bahia e afirmou que o país agora se curva à força da montadora chinesa BYD, instalada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Durante a inauguração da fábrica nesta quinta-feira (9), Rui destacou que o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi decisivo para a retomada do setor automotivo no estado e que a chegada da BYD marca um novo ciclo de desenvolvimento industrial e tecnológico na Bahia.
“Nós vimos muitos no Brasil comemorar a saída da Ford na Bahia e hoje precisam se curvar à força da BYD, um complexo ainda maior que o da Ford, que vai gerar mais emprego e mais renda para a Bahia”, afirmou o ministro, diante de autoridades, investidores e trabalhadores.
Rui Costa reforça críticas à oposição e cita a China como exemplo
Durante seu discurso, Rui Costa voltou a criticar setores da oposição que, segundo ele, torcem contra o crescimento do país, tendo votado contra MP da taxação, e enfatizou que são os “mesmos” que comemoraram o fechamento da Ford em Camaçari.
“Aqueles mesmos que votaram derrubando ontem foram os mesmos que comemoraram silenciosamente o fechamento da Ford aqui em Camaçari, porque fazem prática e uso do quanto pior, melhor”, declarou.
O ministro ressaltou o esforço histórico do Nordeste brasileiro para superar desigualdades sociais e comparou a trajetória da região com o desenvolvimento da China, país que há cinco décadas era mais pobre que o Brasil.
“Era uma indústria muito menor do que a indústria brasileira. E hoje, eu não preciso dizer o que é a China para o mundo”, completou Rui, ao destacar a importância da tecnologia e da inovação como motores de transformação econômica.
BYD é aposta para o futuro da energia e da indústria nacional
Rui Costa também apresentou a BYD como uma das principais soluções para o armazenamento de energia no país. Segundo o ministro, o governo federal convidou a montadora a participar do Leilão de Reserva de Capacidade de 2026, que pretende ampliar o uso de baterias de alta performance na matriz elétrica nacional.
“As energias solar e eólica trazem instabilidade ao sistema elétrico do Brasil. Para estabilizar o sistema precisamos de baterias gigantes. A BYD produz essas baterias e já foi convidada para participar do leilão que o Ministério de Minas e Energia irá fazer”, afirmou.
Rui explicou que a intenção do governo é atrair a BYD não apenas como fornecedora, mas também como produtora das baterias no país. “Além de participar do leilão, venham montar no Brasil unidades de produção dessas baterias”, disse o ministro durante o evento.
O Ministério de Minas e Energia trabalha em uma nova rodada do leilão para 2026, com consultas públicas abertas para revisar regras e incorporar tecnologias de armazenamento e novas fontes ao sistema elétrico.
Fábrica da BYD marca retomada industrial da Bahia
A fábrica da BYD em Camaçari representa um dos maiores investimentos industriais recentes do estado. Com aporte de R$ 5,5 bilhões, o complexo deve produzir 150 mil veículos elétricos por ano em sua primeira fase, com previsão de duplicar esse número até 2026.
A expectativa é de geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, superando o volume de postos de trabalho mantidos pela Ford antes de encerrar as atividades na região. Em longo prazo, a empresa avalia ampliar sua capacidade para 600 mil veículos anuais, consolidando a Bahia como polo estratégico da indústria automobilística sustentável no Brasil.
Mais Lidas
Política
Câmara aprova projeto que endurece regras para desapropriação de terras
Últimas Notícias
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)
Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito
Segundo o ministro, o governo federal realiza duas frentes de trabalho simultâneas para minimizar o impacto sobre os motoristas que trafegam na área e reduzir os desvios
STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos
Julgamento, que vinha sendo acompanhado de perto por entidades do setor e por associações de defesa do consumidor, ainda não tem maioria formada