Ricardo Nunes defende candidatura de Bolsonaro nas eleições de 2026
Prefeito de São Paulo também criticou possível fusão do seu partido MDB com PSDB

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), defendeu, nesta sexta-feira (14), a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2026. Atualmente, ele está inelegível até 2030, após ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho de 2023, pelo crime de abuso de poder político.
“Eu acho que ele deveria ter o direito de ser candidato. A popularidade dele é muito alta, aparece nas pesquisas em primeiro. Acho que era bom para a gente se a população pudesse escolher”, declarou o prefeito paulista.
Ainda durante a entrevista, exibida pela RedeTV, Nunes se disse contrário à fusão do MDB com o PSDB, que já foi descartada pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima ao Portal M!. “Não é uma decisão que vai passar por mim, mas eu acho que o PSDB tem que se reestruturar.”
Lei da Ficha Limpa
Ao ser questionado sobre a Lei da Ficha Limpa, Nunes acabou se esquivando e não respondeu se é favorável ou não. Bolsonaro, por outro lado, tem feito declarações públicas sobre o assunto, pedindo o fim da lei, chamando-a de ferramenta para perseguir políticos de direita.
Críticas de Bolsonaro
Em suas redes sociais, o ex-presidente divulgou, na última sexta-feira (7), um vídeo onde defendeu a revogação dessa lei, destacando que, no passado, votou favoravelmente ao projeto. Na postagem, Bolsonaro fez críticas à forma como a legislação foi aplicada após a cassação da ex-presidente Dilma Rousseff, sugerindo ainda que a regra foi manipulada para permitir que ela mantivesse seus direitos políticos.
Bolsonaro ainda mencionou o atual presidente Lula (PT) ao comentar que, apesar das condenações do petista em segunda e terceira instância, as sentenças não impediram sua elegibilidade. O ex-presidente afirmou que a aplicação da Lei da Ficha Limpa só é feita dependendo da ideologia política dos envolvidos.
O ex-presidente ainda minimizou a própria inelegibilidade, que foi determinada por dois momentos de condenação por abuso de poder político. Segundo ele, as acusações contra ele não deveriam ser motivo para uma condenação de inelegibilidade.
Márlon Reis defende a Lei
O jurista Márlon Reis, que foi relator da Lei da Ficha Limpa, defendeu a lei afirmando que “mudar as regras do jogo deslegitimam a lei”. De acordo com o advogado, a proposta de revisão da lei foi orquestrada por um grupo de políticos que “nunca tiveram compromisso genuíno com a pauta”.
“Há grupos que se diziam defensores da moralidade, mas hoje tentam desmontar os mecanismos de controle. O próprio Bolsonaro foi beneficiado pela aplicação da lei em 2018”, declarou Reis.
Fusão do PSDB e MDB adiada
Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, afirmou, na última quarta-feira (12), que as negociações do partido para se fundir com o MDB e com o PSD foram suspensas, para evitar uma ‘decisão precipitada’. “Vamos continuar dialogando, mas a prioridade é preservar a história e o legado do partido, que muito contribuiu para melhorar nosso país”, declarou Perillo.
Até o momento, o MDB não comentou sobre a mudança de posição e nem sobre as tratativas de fusão entre os partidos. Já Gilberto Kassab, presidente do PSD, que tinha as tratativas mais avançadas, rejeitava a fusão e defendia a incorporação dos tucanos, o que resultaria na extinção do PSDB.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio