Raimundo Cafezeiro recebe Comenda 2 de Julho por trajetória no judiciário baiano
Homenagem da ALBA celebra dedicação de Raimundo Cafezeiro à defesa dos direitos humanos e ao fortalecimento da Justiça na Bahia
O desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro recebeu a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em cerimônia solene no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. A homenagem, na última sexta-feira (13), foi idealizada pelo deputado estadual Roberto Carlos (PV) como forma de celebrar a trajetória do magistrado na defesa dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito.
“O desembargador Cafezeiro é um exemplo de dedicação, ética e competência. Sua atuação engrandece o Poder Judiciário e inspira todos nós. Foi uma honra propor essa homenagem tão merecida”, declarou o deputado durante a cerimônia.
O evento contou com a presença de importantes autoridades do Poder Judiciário da Bahia, além de políticos, como o presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD). Também marcaram presença amigos e familiares de Cafezeiro.
Ao discursar após o recebimento da comenda, o desembargador lembrou que, por oito anos, foi servidor da ALBA e que, para ele, receber a honraria é uma “alegria imensurável”. Cafezeiro atribuiu a homenagem a “todo o trabalho feito em defesa das liberdades sociais” e a todo o esforço que realiza pela melhoria do Judiciário baiano e para promover melhores condições de vida para as pessoas mais humildes do Estado.
O magistrado prometeu ainda “trabalhar muito, muito mais, até para fazer jus a esta comenda […] cuidando do povo, cuidando de gente. O importante é estarmos atentos às necessidades do povo, principalmente o povo humilde”, declarou Cafezeiro.
Legado de dedicação
Natural de Jequié, Raimundo Cafezeiro é graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, possuindo pós-graduações em Direito Público, Empresarial e do Estado e um doutorado pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina. Ao longo de sua carreira, o desembargador realizou inúmeras contribuições expressivas ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), incluindo atuações na Comissão de Reforma Judiciária, no Conselho Superior dos Juizados Especiais e na Comissão de Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Um defensor incansável da Justiça, um exemplo de integridade e um verdadeiro expoente da cultura jurídica do nosso Estado”, elogiou Roberto Carlos, destacando que o trabalho do desembargador é um testemunho do poder do conhecimento e da ética como ferramentas para a construção de uma sociedade mais justa. Sua dedicação engrandece o Poder Judiciário e serve de inspiração para as futuras gerações de juristas e cidadãos.
Ao longo de sua trajetória, Raimundo Cafezeiro recebeu outras honrarias e reconhecimentos, fruto de seu trabalho comprometido e pautado pela ética. No TJ-BA, destacou-se por sua atuação como presidente da 5ª Câmara Cível e por integrar importantes comissões voltadas à melhoria do sistema judiciário.
Saiba mais sobre a comenda entregue a Raimundo Cafezeiro
A Comenda 2 de Julho é considerada a mais alta distinção concedida pela ALBA, destinada a personalidades que contribuem de forma excepcional para o desenvolvimento do Estado da Bahia.
Para o desembargador Cafezeiro, o momento foi ainda mais especial por coincidir com a celebração de 34 anos de casamento com Tatiara Vieira Guerra Cafezeiro, ao lado de quem recebeu a medalha, acompanhado das filhas Jéssica, Juliana e Gisele, e do neto Joaquim Oliveira Cafezeiro.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista
Vereador Luiz Carlos e amigos se mobilizam para doação de sangue no Hemoba
STF arquiva queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra deputada Erika Hilton
Defesa de Daniel Silveira contesta nova prisão determinada por Moraes
Últimas Notícias
MPT revela tráfico internacional em resgate de trabalhadores chineses na obra da BYD em Camaçari
Denúncia foi confirmada na quinta-feira, após uma audiência virtual envolvendo representantes das empresas responsáveis e órgãos públicos
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Porta M! analisa as profecias que mais repercutiram e faz um balanço de erros e acertos
Bruno Reis detalha escolha de atrações para Festival Virada: ‘A gente procura contemplar todos os estilos musicais’
Prefeito de Salvador também explicou que grade de shows só pode ser fechada após sua reeleição, no dia 6 de outubro
Titular da SPMJ detalha funcionamento do app ‘Nina’ que receberá denúncias de assédio no Festival Virada Salvador
Através da ferramenta, vítimas poderão ter acesso mais rápido e ágil aos órgãos competentes, e também via WhatsApp
Novos kits praia são instalados em Salvador para incentivar descarte correto de resíduos
Foram colocados 40 novas lixeiras com coleta seletiva entre praias de Jaguaribe e Stella Maris
Estudo aponta crise de saúde mental na adolescência
Estudo global aponta aumento alarmante de casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais entre jovens
Dívida Pública Federal supera R$ 7,2 trilhões em novembro
Número representa um crescimento de 1,85% em relação a outubro, quando o valor era de R$ 7,073 trilhões
Moraes dá 48 horas para Exército explicar visitas a militares investigados por plano golpista
Conforme o ministro, visitas envolvem parentes e advogados do general da reserva Mario Fernandes e dos tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Hélio Ferreira Lima
Thathi agita Révellion de Salvador com show inédito ‘Aquele Rock Axé’
Cantora baiana homenageia 40 anos do Axé Music e promete um show inesquecível na Arena Canto da Cidade
Prefeitura de Salvador abre seleção com 100 vagas para rede municipal de ensino
Processo seletivo tem como objetivo a contratação de profissionais para funções temporárias de professor substituto e coordenador pedagógico