PSOL solicita ao Ministério da Defesa extinção dos Kids Pretos
Deputados do PSOL pedem esclarecimentos sobre as atividades do grupo militar

Os parlamentares do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) enviarão, nesta segunda-feira (16), um ofício ao Ministério da Defesa pedindo a extinção dos “Kids Pretos”, grupo de elite militar que integra o Comando de Operações Especiais (Copesp) do Exército Brasileiro, que foram acusados de envolvimento na trama golpista de 2022. Além disso, os membros do partido estão solicitando esclarecimentos detalhados sobre as atividades dos batalhões especiais.
A designação de ‘Kids Pretos’ foi dada devido ao uso de gorros pretos durante as operações especiais. A iniciativa da ação do PSOL é do deputado Chico Alencar (RJ), que também pretende protocolar um requerimento exigindo transparência sobre as missões executadas pela força militar.
Segundo relatório da Polícia Federal (PF), membros dos “Kids Pretos” foram designados para cumprir as ordens de executar o então presidente e vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Além disso, os militares também seriam responsáveis por armar um atentado contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Prisão de Walter Braga Netto e o Kids Pretos
O general da reserva e ex-ministro do governo Bolsonaro, Walter Braga Netto, foi preso preventivamente, no sábado (14), por seu suposto envolvimento na trama golpista. A prisão ocorreu em Copacabana, no Rio de Janeiro, após a deflagração da Operação Contragolpe, pela Polícia Federal (PF). Braga Netto é acusado de ser uma figura central no plano golpista, coordenando ações clandestinas dos “Kids Pretos” e financiando atividades ilegais.
Correligionários do PSOL já haviam feito solicitações de que Braga Netto fosse preso preventivamente. Além do general da reserva, os psolistas também solicitaram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também indiciado, juntamente com outras 35 pessoas, muitos deles agentes militares do exército brasileiro.
Segundo a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, Walter Souza Braga Netto tinha pleno conhecimento das relacionadas ao golpe, tendo também participado ativamente do financiamento dessas atividades, realizando a entrega de recursos aos golpistas em uma sacola de vinho.
A Operação Contragolpe, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, já prendeu outros membros do grupo militar, como Hélio Ferreira Lima e Rodrigo Bezerra de Azevedo. A prisão do General foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que é o responsável pelas pelos inquéritos que apuram a trama golpista.
Ainda no sábado, o general da reserva passou por uma audiência de custódio, por videoconferência, onde o juiz Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, auxiliar no gabinete do ministro Moraes, determinou que Braga Netto permanecesse em prisão preventiva.
Em manifestação sobre o caso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, declarou que a permanência Braga Netto em liberdade representaria um “risco concreto” ao andamento do inquérito, dado o envolvimento dele em ações que poderiam comprometer a investigação.
Kids Pretos: Defesa de Braga Netto reage
Em nota, os advogados de Braga Netto negaram as acusações, e afirmou que não houve nenhuma obstrução das investigações da PF, por parte de Braga Netto, motivo pelo qual ele foi preso. “Entretanto, com a crença na observância do devido processo legal, teremos a oportunidade de comprovar que não houve qualquer obstrução as investigações”, declarou a defesa, através de nota.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026
Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia
Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25
Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana
Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil
RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional
Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional

Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha
Programação da Arquidiocese vai do Tríduo Pascal ao Domingo da Páscoa com celebrações solenes no Centro Histórico