PSDB decide suspender incorporação ao Podemos após discordância sobre presidência da nova sigla
Podemos pediu presidência de quatro anos para Renata Abreu; PSDB propunha rodízio até 2028 e vai retomar conversas com outras siglas

O PSDB decidiu encerrar as negociações de incorporação com o Podemos após divergência sobre a presidência do novo partido. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (13), pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e confirmada por Marconi Perillo, presidente nacional da legenda tucana. Como mostrado pelo Portal M!, a incorporação havia sido autorizada por ampla maioria da Executiva Nacional do PSDB na última quinta-feira (5), com 201 votos favoráveis e apenas dois contrários.
O motivo do recuo foi a exigência do Podemos pela presidência exclusiva da nova sigla, com mandato de quatro anos para a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP). A condição foi apresentada em uma reunião realizada na quarta-feira (11).
“É uma exigência que não estava nem sendo cogitada e para nós, é intransponível”, afirmou Aécio.
Segundo o deputado, a proposta original do PSDB era a criação de um sistema de rodízio na presidência com alternância a cada seis meses, depois anual, até eleições internas em 2028.
Aécio acrescentou que, após a negativa, o PSDB retomou conversas com Republicanos, Solidariedade e MDB, com foco em uma possível federação partidária.
“Nós agradecemos, dissemos que nesse tempo [de mandato] não dá e imediatamente retomamos conversas sobre federação com Republicanos, Solidariedade e o MDB”.
Perillo também confirmou o fim das tratativas, destacando que a discordância no comando inviabilizou a continuidade. “Por outro lado, seguimos insistindo na ideia de construir uma plataforma política que agrupe o Centro Democrático e apresente ao país uma alternativa de poder”.
Podemos defende presidência com base em maior bancada
Uma fonte próxima ao Podemos justificou a exigência alegando que a legenda possui maior representatividade no Congresso Nacional. Atualmente, o partido conta com 15 deputados federais e quatro senadores, e espera filiar mais dois parlamentares. O PSDB tem 13 deputados e três senadores.
Apesar de ser apresentada como uma fusão, a operação era tratada nos bastidores como incorporação do Podemos ao PSDB, que mantém federação com o Cidadania. Para formalizar a união, seria necessário o aval da legenda federada.
A tentativa de união ocorre em quadro de afunilamento partidário no Brasil forçado pela cláusula de barreira e um processo de esvaziamento do PSDB. Os tucanos perderam a influência nacional que exerciam nas décadas passadas, viram a bancada federal definhar nos últimos anos e podem ficar sem governadores eleitos Eduardo Riedel (PSDB-MS) negocia a sua filiação ao PP ou ao PSD, na esteira dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), e de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que deixaram o PSDB recentemente.
PSDB aprovou incorporação em 5 de junho
O PSDB aprovou, no dia 5 de junho, a incorporação com o Podemos, em votação realizada pela Executiva Nacional. A medida tinha o objetivo de ampliar a relevância da legenda no cenário político e garantir o cumprimento da cláusula de desempenho nas próximas eleições. A proposta foi aprovada por 201 votos a 2 e autorizou a negociação de um novo estatuto e programa partidário conjunto.
Apesar da formalização do processo, não havia consenso sobre a presidência da nova sigla. O Podemos, que atualmente possui maior representatividade, defende o nome da deputada Renata Abreu (Podemos-SP) para o comando. Já os tucanos propõem um rodízio na liderança, com alternância a cada seis meses até as eleições municipais.
Mais Lidas
Política
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado

CNA reage à tarifa de Trump e defende diálogo urgente em prol do agro brasileiro
Confederação representa cerca de 5 milhões de produtores rurais e avalia que a nova tarifa prejudica as economias do Brasil e dos EUA