Pressionado pelo União Brasil, Sabino usa pesquisa sobre COP30 para defender permanência no ministério
Ministro do Turismo aposta em apoio popular ao evento climático de Belém para reforçar sua permanência no cargo em meio à crise no partido
José Cruz/Agência Brasil
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), tenta conter o desgaste político dentro de seu partido e fortalecer sua imagem pública diante da proximidade da COP30, evento climático que será sediado em Belém (PA). Uma pesquisa encomendada à Nexus Inteligência de Dados e divulgada pelo Ministério do Turismo aponta que 81% dos moradores da capital paraense estão otimistas com os impactos da conferência, dado que o ministro tem usado para reforçar o legado positivo da COP30 e sustentar sua permanência à frente da pasta.
O levantamento vem à tona em um momento em que Sabino enfrenta processo de expulsão dentro do União Brasil, que o pressiona a deixar o ministério. A Executiva Nacional da sigla deve votar o caso ainda nesta semana.
“A Belém que estamos preparando para a COP30 não é uma cidade de fachada. É a Belém do povo que receberá um legado real com os diversos investimentos feitos na cidade. O que estamos fazendo aqui não é apenas organizar um evento, é construir um legado de esperança e autoestima para o povo da Amazônia”, afirmou o ministro.
Setores mais beneficiados com COP30 são turismo, hotelaria e gastronomia
Os setores mais citados como beneficiados foram turismo, hotelaria e gastronomia (71%), seguidos de comércio e varejo (33%). Além disso, 70% dos entrevistados esperam um impacto positivo ou muito positivo de forma geral, resultado que reforça o otimismo dos paraenses e o discurso de Sabino sobre o legado econômico e social da conferência. Esses números aparecem enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha os preparativos da COP30 em viagens recentes ao Pará.
O ministro, que é paraense e tem pretensões de disputar o Senado em 2026, enfrenta resistência dentro da legenda, mas aposta no apoio popular e na visibilidade do evento para se manter no cargo. Aliados consideram que a pesquisa reforça a tese de que sua saída às vésperas da conferência traria instabilidade política e administrativa, o que prejudicaria a imagem do Brasil como anfitrião da COP30.
Realizada entre 18 e 22 de setembro de 2025, com 1.506 moradores de Belém, a pesquisa da Nexus Inteligência de Dados mostra que a maioria da população acredita que a COP30 deixará impactos positivos duradouros na cidade. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
COP30 e legado para Belém
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada pela primeira vez na Amazônia, transformando Belém em um dos principais palcos mundiais das discussões ambientais. A cidade passa por obras de mobilidade, revitalização e expansão da rede hoteleira, financiadas em parceria com o Governo Federal e instituições internacionais.
De acordo com o Ministério do Turismo, o evento deve consolidar Belém como destino turístico global, ampliando o ecoturismo e o turismo científico na região Norte. A expectativa é de mais de 70 mil visitantes, entre autoridades, pesquisadores e representantes da sociedade civil. As obras e investimentos realizados para a conferência vêm sendo intensificados nos últimos meses. A pasta deve utilizar os dados da pesquisa em campanhas institucionais e agendas oficiais até a realização da conferência, reforçando a mensagem de que a COP30 deixará um legado econômico, ambiental e social duradouro para o Pará.
“O que estamos fazendo aqui não é apenas organizar um evento, é construir um legado de esperança e autoestima para o povo da Amazônia”, disse Sabino, ao reforçar que a COP30 deve impulsionar a economia e fortalecer a autoestima da população paraense.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
Chuva amazônica, perfume de ervas e um pequeno fã: os bastidores da visita do príncipe William a Belém
Durante a Cúpula do Clima, herdeiro britânico vive momentos de descontração, elogia fundo florestal brasileiro e revive tradições do pai na Amazônia
STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e outros seis condenados por tentativa de golpe de Estado
Julgamento ocorre de forma virtual e deve seguir até próxima sexta-feira (14), caso não haja pedido de vista
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30