Presidente do PT critica Bruno Reis: está arrogante como seu chefe ACM Neto’
Éden Valadares também rebateu declarações do deputado estadual Alan Sanches, líder da oposição na AL-BA
O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, respondeu, nesta segunda-feira (30), as declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que afirmou recentemente que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não será reeleito em 2026. Para o petista, a postura do gestor municipal reflete arrogância, comparando-o ao ex-prefeito ACM Neto (atual vice-presidente nacional do União Brasil).
“Bruno Reis está arrogante como seu chefe ACM Neto. Não é boa companhia. Já Wagner, Otto, Rui, Jerônimo, Lídice e nosso grupo inauguraram uma era na política baiana do respeito, humildade e do diálogo”, afirmou.
Segundo Éden, o PT e seus aliados mantêm uma relação próxima com o eleitorado baiano, ao contrário do que ele considera uma atitude de superioridade por parte dos opositores. O dirigente petista relembrou a última eleição estadual, quando ACM Neto, então candidato ao governo, se considerava favorito, mas foi derrotado por Jerônimo Rodrigues.
“Todos nós vimos, em 2022, ACM Neto comemorando a vitória antes mesmo de a eleição começar. Sua empáfia é tão grande que ele já se enxergava como governador da Bahia. Como herdeiro político do avô, ACM, acredita que a Bahia também é herança sua. E o resultado todos nós sabemos: amargou a derrota nas urnas”, declarou Éden.
Rejeitando a tese de desgaste
As críticas a Jerônimo Rodrigues também vieram do líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), que afirmou que o grupo político do PT enfrenta desgaste após 20 anos de gestão no Estado. O parlamentar sugeriu que o governador está enfraquecido e seu nome poderia até ser retirado da disputa de 2026.
Éden Valadares rebateu as declarações, classificando-as como infundadas e apontando a falta de clareza no campo opositor sobre quem enfrentará Jerônimo nas urnas. “Respeito o deputado Alan, mas ele está falando de uma realidade que não existe, um cenário fruto de imaginação. Jerônimo Rodrigues é o líder do nosso grupo, é o nosso governador e nosso melhor candidato. Do lado de lá é que não se sabe quem vai enfrentá-lo na reeleição”, afirmou.
O dirigente partidário ironizou as incertezas sobre a candidatura da oposição ao governo estadual. “Hora falam que vai ser Bruno Reis, João Roma já se colocou, até candidatura do primo Duquinho já se falou. Como ACM Neto já fugiu de enfrentar a reeleição de Rui Costa em 2018, é natural que as pessoas planejem alternativas caso ele deixe o partido na mão outra vez”.
Éden defende legado do PT
Éden também rejeitou a ideia de que o projeto do PT está desgastado na Bahia, destacando os avanços da gestão de Jerônimo Rodrigues, que, segundo ele, tem mantido um ritmo intenso e promovido melhorias em diversas áreas. A declaração do petista acontece justamente em meio a possíveis mudanças no secretariado no governo estadual, justamente após críticas internas sobre a condução da gestão desde quando assumiu o Palácio de Ondina em 2022.
“Agora, falar em cansaço é forçar a barra. Sintonizado com a reconstrução que o presidente Lula vem fazendo no Brasil, o governador Jerônimo imprime um ritmo fortíssimo na sua gestão, governando ao lado da população, dialogando, ouvindo e trabalhando muito. Em menos de dois anos já foram mais de 300 municípios visitados, levando serviços de qualidade, obras importantes, gerando emprego e desenvolvimento para toda a Bahia”, afirmou.
O presidente do PT ressaltou que o governo tem promovido transformações significativas na infraestrutura, educação, saúde e mobilidade, com resultados que começam a aparecer. Ele reforçou que Jerônimo Rodrigues está mostrando renovação dentro do projeto petista, quebrando a narrativa de que o grupo estaria “cansado”.
“Quem está cansada é a oposição, que não consegue acompanhar o ritmo de trabalho do governo. A gestão tem uma equipe de secretários renovada e está realizando uma verdadeira revolução na infraestrutura da Educação, da Saúde e da Mobilidade”, concluiu Éden Valadares, destacando que o governador continua a construir uma gestão próxima da população e com foco em resultados concretos.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Luiz Caetano anuncia secretariado para gestão em Camaçari; confira os nomes
Política
Jair Bolsonaro descarta apoiar candidatura presidencial dos filhos em 2026
Manuel Rocha diz que ‘agro é protagonista da economia’ brasileira
Últimas Notícias
Castramóvel inicia atendimentos na Avenida Paralela, em Salvador
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
Neste processo seletivo, 67 mil vagas estarão disponíveis, com 50% dessas vagas reservadas para o Fies Social
Brasil registra crescimento da atividade econômica em novembro, mas setores apontam desaceleração
Economia brasileira registrou um crescimento de 0,6% em novembro, quando comparado ao mês anterior
Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro impulsiona vendas do livro ‘Ainda Estou Aqui’
Após o Globo de Ouro, a média diária de vendas do livro cresceu mais de 9 vezes
Fake news sobre taxação do Pix alcançou 87% dos brasileiros, aponta pesquisa Quaest
Vídeo viral e crise nas redes sociais influenciaram decisão do governo sobre revogar norma da Receita Federal
Reforma tributária isenta itens da cesta básica de tributos; veja a lista completa
Medida promove mudanças no preço de alimentos e bebidas, definindo itens com alíquota zero, alíquota reduzida e produtos que serão sobretaxados
Anitta destaca relação com a Bahia, diz que Carnaval em Salvador ‘abriu’ sua mente e se declara: ‘Axé mudou minha vida’
Cantora também comentou sobre a participação no novo álbum do BaianaSystem e afirmou ser 'muito fã' do grupo: 'Mais que música, é uma filosofia'
Maike e Gabriel vencem a Prova do Anjo e garantem imunização no BBB 25
Dupla escolheu Diego e Daniele Hypolito para o Castigo do Monstro e tem o poder imunizar uma dupla neste domingo (19)
Luiz Caetano promete ‘mobilização social’ em seu governo durante Lavagem de Abrantes
Prefeito destaca ações para saúde, educação e infraestrutura, com promessa de governar ouvindo a população
Alinne Rosa reúne ex-cantoras do Cheiro de Amor em show histórico em Salvador
Ensaio do Bloco O Vale, no Largo de Tieta, contou com Carla Visi, Vina Calmon e Raquel Tombesi em apresentação emocionante
Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE