Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista

A base do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, sofreu mais uma baixa neste sábado (25). O prefeito de Brejões, Rick de João Lulu (Avante), anunciou seu embarque na base do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O anúncio foi feito durante encontro realizado nesta manhã, na capital baiana.
A investida acontece 3 dias após o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com o petista, dando indícios que pode deixar a base de ACM Neto. As abordagens a prefeitos insatisfeitos com a atual oposição já fazem parte da estratégia para pavimentar sua candidatura à reeleição em 2026.
Em encontro, prefeito oficializa apoio a governador
Após ter apoiado ACM Neto (União Brasil) nas eleições de 2022, o prefeito de Brejões, Rick de João Lulu (Avante), decidiu se aproximar do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em encontro realizado neste sábado (25), na capital baiana, o gestor apresentou demandas de sua cidade e anunciou publicamente o alinhamento político com o chefe do Executivo estadual.
Na ocasião, o gestor apresentou demandas de sua cidade e anunciou publicamente o alinhamento político com o chefe do Executivo estadual. “O governador Jerônimo é muito sensato e aberto ao diálogo. Já havíamos conversado antes do pleito e, agora, reafirmamos essa parceria. Vamos seguir juntos, firmes, por uma Bahia melhor e uma Brejões melhor para o nosso povo”, declarou Rick, que esteve acompanhado de secretários e vereadores do município.
Durante o encontro, o governador autorizou a entrega ao município de dois ônibus escolares, duas ambulâncias, um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), equipamentos hospitalares, um kit odontológico e um trator destinado à agricultura familiar. Ainda na reunião, que também tratou de soluções para os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Brejões, Jerônimo anunciou ações estratégicas para o enfrentamento das emergências no município.
Governador autoriza entrega de equipamentos
“Discutimos diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública e abastecimento de água. Também estamos viabilizando doações para as famílias atingidas e traçamos um plano de ação para os próximos quatro anos”, afirmou o governador.
Segundo Jerônimo, o município de Brejões já recebeu, nos últimos 2 anos, mais de R$ 53 milhões em investimentos do governo estadual. Entre as obras em andamento ou concluídas estão a modernização do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral da Terra do Café e a construção do novo Pelotão da Polícia Militar, com entrega prevista para fevereiro deste ano.
Zé Cocá se reúne com Jerônimo e pode deixar base de ACM Neto
O movimento de Rick de João Lulu acontece a poucos dias após o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), se reunir com Jerônimo Rodrigues. Cocá, que tem sido um dos principais aliados de ACM Neto, causou burburinhos ao discutir investimentos com o governador e sinalizar uma possível reaproximação com a base petista. Assim como Rick, Zé Cocá abordou temas como saúde, educação e segurança, buscando ações conjuntas para o desenvolvimento de sua cidade.
Historicamente aliado do PT e com laços estreitos com o ex-governador Rui Costa (PT), Zé Cocá se afastou da base governista em 2022, após o rompimento do então vice-governador João Leão (PP), com o governo estadual para apoiar a candidatura de Neto. No entanto, agora, após 2 anos e reeleito para conduzir Jequié, o prefeito retoma o diálogo com Jerônimo Rodrigues para fortalecer o desenvolvimento do município.
Desde sua consagração como o prefeito mais bem votado na Bahia, desbancando até o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que foi reeleito em outubro com 78,67% dos votos, Zé Cocá se tornou a liderança mais cobiçada no meio político, já de olho nas eleições de 2026.
Ainda não se sabe se ele permanecerá ou não base de oposição, uma vez que o PP é dirigido em Salvador pelo atual secretário municipal de Governo, Cacá Leão, filho do ex-governador e braço direito de Bruno Reis. Inclusive, o prefeito de Salvador já adiantou que ele permanecerá no cargo, mesmo com mudanças à vista no secretariado para seu segundo mandato. Ainda pesa a questão que o PP estadual está dividido, muitos deputados votando a favor dos governos petistas estadual e federal.
Mais Lidas
‘Bonés à la Trump’ criam embate entre Eduardo Bolsonaro e Randolfe ; entenda
Política
Jerônimo, Wagner, Rui e Éden comemoram 45 anos do PT
Rogério Carvalho defende Haddad e aponta desafios para governo em 2026
Jerônimo Rodrigues traça estratégias para aprimorar ensino na Bahia em 2025
AGU pede prioridade no julgamento sobre responsabilidade das redes sociais
PT Bahia realiza 2º encontro territorial no médio Rio de Contas
ACM Neto reforça apoio à ‘dobradinha’ Sanches e Ditinho para 2026
Últimas Notícias

Jerônimo, Wagner, Rui e Éden comemoram 45 anos do PT

Ambulantes são detidos por pichação em circuito do Carnaval de Salvador

Acordo de Paris: prazo termina nesta segunda e poucos países atualizam metas climáticas
Apenas dez dos 197 países signatários do acordo já entregaram suas metas

Zema alfineta Lula após fala sobre preços nos mercados e reacende embate com governo federal
Declaração do governador mineiro se soma às críticas da oposição, que reagiu fortemente à fala do presidente

OEC, antiga Odebrecht, tem plano de recuperação judicial aprovado
Decisão foi tomada em assembleia realizada na quinta-feira (7), com aval de pelo menos 92% dos credores

Estudo aponta que baixa escolaridade é principal fator de risco para declínio cognitivo no Brasil
Pesquisadores utilizaram inteligência artificial para examinar informações de mais de 41 mil pessoas em países latino-americanos

Enquete BBB 25: Aline, Gabriel e Vitória enfrentam 4º Paredão
Formação ocorreu na noite deste domingo (9) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça

Acelen Renováveis faz primeira extração industrial de óleo de macaúba; saiba aonde
Feito histórico foi alcançado no Acelen Agripark por meio de tecnologia inédita; empresa inicia o plantio em teste de alta produtividade

CBPM promove treinamento para técnicos do órgão que atuam em comunidades
Treinamento destinado aos profissionais da CBPM aconteceu entre os dias 6 e 7 de fevereiro

‘Toca em temas muito fortes e importantes que vivemos’ elogiou Dulce Maria, do RBD, sobre filme ‘Ainda estou Aqui’
A cantora afirmou estar emocionada com a produção; O longa fez historia com indicações ao Oscar e a vitória no Premio Goya

Rogério Carvalho defende Haddad e aponta desafios para governo em 2026
Líder do PT no Senado destaca a importância das conquistas econômicas, minimiza críticas ao ministro da Fazenda e alerta sobre preparação para cenário eleitoral futuro

Hamas anuncia retirada do exército Israelense do corredor Netzarim em Gaza
Em meio à trégua frágil, movimento islamita retira tropas de região estratégica e facilita circulação de civis