Prefeito de Alagoinhas causa polêmica ao instituir o ‘Dia da Consciência Humana’
Data comemorativa passa a fazer parte do calendário local no dia 10 de setembro
O prefeito de Alagoinhas, cidade no Agreste da Bahia, Joaquim Neto (PSD), sancionou uma lei que institui o Dia Municipal da Consciência Humana. A assinatura do documento aconteceu no dia 25 de julho e, nesta terça-feira (30), a medida foi publicada em edição do Diário Oficial do Município.
O Dia da Consciência Humana vai começar a fazer parte do calendário local e terá comemoração no dia 10 de setembro. A autoria do projeto de lei foi do vereador Thor de Ninha (PT), em justificativa de que a Declaração Universal dos Direitos Humanos evidencia que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
Através de nota oficial, a Prefeitura de Alagoinhas informou que instituiu a Política Municipal de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça, e destacou o respeito com as pautas identitárias.
“O prefeito Joaquim Neto reitera o seu respeito a todas as pautas identitárias, reafirmando, na oportunidade, o seu compromisso com o Estado Democrático de Direito”, notificou.
Outros municípios da Bahia também sancionaram o Dia da Consciência Humana. Entre eles, estão São Francisco do Conde e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Polêmica
A vereadora Juci Cardoso (PT) se posicionou contra a criação dessa data comemorativa e disse ser a favor da revogação. “O Dia da Consciência Humana não pode ser defendida ou muito menos estar na legislação porque ele afronta tudo que é espectro da nossa luta”, destacou.
Do mesmo modo, Bárbara Carine, que é escritora e idealizadora da escola afro-brasileira Maria Felipa, também se manifestou nas redes sociais e direcionou críticas ao prefeito de Alagoinhas.
“Todos os dias são de vocês, do protagonismo de vocês. Quem mais quer consciência humana é a comunidade negra, comunidade indígena. A gente sonha com isso”, comunicou.
Além disso, ela ressaltou o “desaforo” de ter a assinatura da lei no dia 25 de julho, data de celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
“E sabe o que é pior? O prefeito é amostradinho. Ele assinou a lei no dia 25 de julho, veja só que desaforo. É isso aí. Vocês sabem que isso é pensado justamente como uma estratégia de depreciação, de contenção. É construção de um demérito da luta histórica e secular dos movimentos sociais negros organizados quando a gente pensa o Dia da Consciência Negra”, reforçou.
Leia também:
Lula sanciona Dia Nacional do Funk
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe