PRD cancela filiação de Fernando Collor após ordem de prisão do STF
Ex-presidente teve último recurso negado no STF e prisão determinada por Alexandre de Moraes levou partido a cancelar filiação
Valter Campanato/Agência Brasil
O Partido da Renovação Democrática (PRD) anunciou, nesta sexta-feira (25), o cancelamento da filiação partidária de Fernando Collor de Mello, ex-presidente da República, preso em Maceió na madrugada de sexta. A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após a rejeição do último recurso da defesa do político.
Segundo o deputado federal Fred Costa (PRD-MG), líder da sigla na Câmara, a filiação de Collor ocorreu por meio da fusão com o PTB. “Ele é egresso da fusão com o PTB. Para nossa surpresa, ele ainda estava filiado ao partido”, afirmou o parlamentar.
O PRD foi criado a partir da união entre o Patriota e o PTB, com fusão aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro de 2023. O partido destacou, em nota pública, que reafirma seu compromisso com a legalidade e com a Constituição Federal, destacando o artigo 15, que trata da suspensão dos direitos políticos em caso de condenação criminal transitada em julgado.
A legenda também ressaltou que não irá comentar o julgamento de Collor. “Nada mais havendo a declarar, mantemos como política partidária não nos manifestarmos a respeito de decisões judiciais vinculadas a terceiros”, diz trecho.
Confira a nota do PRD na íntegra:
“O PRD Nacional, na condição de partido político reafirma seu compromisso com todos os preceitos basilares da democracia brasileira, com a verdade, boa administração e honestidade. Nesta manhã, 25, tivemos notícias através de veículos de comunicação que o ex-presidente da República Sr. Fernando Collor de Mello que aguardava o julgamento referente à processo crime oriundo da Operação Lava Jato, teve seu último recurso negado pelo Ministro Alexandre de Moraes.
Nesta condição, o PRD com fundamento no artigo 15 da Constituição Federal que prevê a suspensão dos direitos políticos no caso de condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos bem como artigo 11, inciso II do Estatuto Partidário que corrobora a previsão Constitucional, informa que realizou na presente data o cancelamento da filiação partidária do Sr. Fernando Collor de Mello.
Nada mais havendo a declarar, mantemos como política partidária não nos manifestarmos a respeito de decisões judiciais vinculadas à terceiros cabendo ao Poder Judiciário a tarefa de interpretar as leis, garantir os direitos individuais e resolver conflitos”.
Entenda a prisão de Collor em Maceió
O ex-presidente foi preso pela Polícia Federal (PF) em sua residência, em Maceió, enquanto se preparava para embarcar para Brasília, onde pretendia se entregar voluntariamente. A ordem de prisão foi emitida por Alexandre de Moraes após a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, resultado de investigações da Operação Lava Jato.
De acordo com a defesa, a decisão foi recebida com surpresa, pois haveria prescrição dos crimes apontados. O advogado Marcelo Bessa afirmou que o recurso não tinha caráter protelatório e que parte da Corte reconhecia a admissibilidade da matéria, que ainda seria apreciada em plenário.
Moraes determinou a execução imediata da pena em regime fechado, com transferência de Collor para a ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Alagoas, após audiência de custódia realizada por videoconferência. Além da pena, foi determinada multa de 90 dias e a realização de exames médicos antes do início do cumprimento da condenação.
Corrupção e lavagem de dinheiro na BR Distribuidora
A condenação de Fernando Collor está relacionada ao recebimento de R$ 20 milhões em propinas da empresa UTC Engenharia. Em troca, o ex-presidente teria utilizado sua influência política para beneficiar a empresa em contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.
Além de Collor, também foram condenados Pedro Paulo Bergamaschi, ex-ministro, e Luís Pereira Duarte de Amorim, operador financeiro. O trio deverá pagar, de forma solidária, uma indenização de R$ 20 milhões por danos morais coletivos ao erário.
PRD muda de comando na Bahia
Em nível estadual, o PRD passará, a partir da próxima quinta-feira (1º), por uma mudança no comando da sigla. A movimentação, que faz parte de uma estratégia de reorganização nacional da legenda, tem como principais articuladores o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e o deputado estadual Marcinho Oliveira (União), com o objetivo de preparar o partido para as eleições de 2026.
Segundo fontes do Portal M!, o nome cotado para assumir a presidência estadual é o ex-vereador de Salvador, Adriano Meirelles. A indicação teria sido definida após articulações em Brasília e será oficializada no início de maio. A mudança atende a um acordo firmado com a direção nacional do partido.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro