Prates desconversa sobre desejo de sair candidato a prefeito de Salvador: ‘só falo de eleição no ano de eleição’
Deputado critica falta de diálogo no governo federal na Lavagem do Bonfim e elogia atuação de Bruno Reis e Ana Paula Matos na Prefeitura

O deputado federal Léo Prates (PDT) afirmou, na manhã desta quinta-feira (16), que não discutirá uma possível candidatura à prefeitura de Salvador até o ano da eleição. O seu desejo de comandar a capital baiana já é antigo e público, antes mesmo do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) ser o escolhido para suceder ACM Neto (União Brasil) no Palácio Thomé de Souza. No entanto, pode haver um entrave e mais um vez ser preterido no grupo, já que sua correligionária, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) é apontada como possível sucessora de Reis.
“Eu só falo de eleição no ano de eleição. Então, esse ano é de trabalhar pela população”, ponderou Prates em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, durante o percurso de mais de 6 quilômetros até à Colina Sagrada.
Prates defende que anos de números ímpares não se deve falar em eleição
Léo Prates defendeu que “em respeito à população, não se deve falar de eleição em anos ímpares“. Ele elogiou o desempenho da correligionária na vice e ressaltou que o prefeito Bruno Reis pode contar com sua ajuda para “realizar os sonhos dos cidadãos de Salvador”.
“Em primeiro lugar, Ana é um grande nome em Salvador, uma pessoa incrível, que está como vice-prefeita. Nós fomos às ruas pedir votos e eu acho, que este ano, sendo um ano ímpar, não é momento de falar de eleição, mas sim de dialogar com a população e realizar os sonhos que eles acreditaram que poderíamos concretizar na eleição de 2024. Isso é o mais importante”, declarou o parlamentar ao Portal M!.
Prates fala sobre ‘Crise’ do PIX e comunicação do governo federal
Ainda em entrevista ao Portal M!, Léo Prates também se posicionou sobre a recente polêmica envolvendo o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos. Prates elogiou a revogação da portaria da Receita Federal, que visava restringir o uso do Pix para algumas transações, considerando essa uma vitória para a população. Contudo, o deputado fez duras críticas à falta de diálogo por parte do governo federal, especialmente em relação à comunicação com a população e os parlamentares.
“Politicamente, o que eu considero? Acho que falta ao governo o diálogo. Eu tenho dito isso ao ministro Padilha. Falta dialogar. Nós, muitas vezes, deputados, estamos ouvindo a população, temos muitas contribuições a serem dadas. Em determinado momento, eu encontrei o presidente [Lula] em um evento, dei a ele uma sugestão que eu teria e nós não temos oportunidades de conversar. Eu acho que o diálogo faz parte da democracia, quem defende a democracia defende o diálogo. Então, o que eu acho que está faltando ao governo é diálogo. Dialogar com as forças, dialogar com a população”, disse o deputado.
Segundo Prates, a falta de comunicação eficaz é um dos maiores problemas do governo. Ele destacou que, apesar de ser uma força política independente dentro do PDT, tem buscado sempre contribuir com o governo
“Eu vou dar um exemplo: Há 2 anos, eu vou repetir, há 2 anos, a bancada do PDT pede um encontro com o presidente da República para dar sugestões e nós não conseguimos. Nós queremos contribuir com o país. O PDT, por exemplo, está na base do governo, apesar de eu me considerar uma força independente dentro do PDT. Temos muito a contribuir, mas nós não estamos sendo ouvidos. Eu acho que falta diálogo e conversa ao governo”, disse Prates.
Ampliação do HGE em Salvador
Segundo o pedetista, apesar de fazer oposição ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), sempre contribuiu para as questões de interesse para a Bahia, como, por exemplo, a ampliação do Hospital Geral do Estado (HGE).
“Todas as vezes em que o governador precisou de nossa ação parlamentar, ele contou, apesar de sermos oposição. Por exemplo, ele foi à bancada da Bahia em dezembro, pediu recursos para a ampliação do HGE e toda a bancada foi unânime em colocar recursos para possibilitar a ampliação do HGE, que é boa para a população. Então, eu acho que está faltando ao governo principalmente dialogar e conversar não só com os políticos, mas com a população”, completou o parlamentar.
Entenda ‘crise’ do PIX
O governo federal anunciou a publicação de uma Medida Provisória (MP) para garantir a gratuidade e o sigilo nas transações realizadas pelo Pix. A medida foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), como resposta a fake news que alegava a imposição de impostos sobre o uso do sistema. Além de reforçar a gratuidade e a proteção do sigilo bancário, a MP busca combater fraudes e golpes relacionados ao Pix, como boletos fraudulentos com a logomarca da Receita Federal.
A iniciativa também estabelece que pagamentos via Pix devem ser tratados de forma equivalente aos realizados em dinheiro, proibindo cobranças diferenciadas. O objetivo é proteger a população contra práticas abusivas e desinformação, promovendo mais segurança no uso do sistema de pagamentos.
A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou à Polícia Federal a abertura de um inquérito para investigar a disseminação de notícias falsas sobre o Pix e seu impacto. A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) também será envolvida para apurar práticas abusivas. Além disso, o governo decidiu revogar uma norma da Receita Federal sobre monitoramento de transações financeiras, substituindo-a pela MP que esclarece as regras do Pix.
Comunicação e papel de Sidônio Palmeira
Prates também comentou sobre a nomeação de Sidônio Palmeira, publicitário baiano que agora comanda a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Lula. Para o deputado, a presença dele é um ponto positivo, especialmente em um momento em que a comunicação política do governo precisa ser aprimorada.
“A gente fica feliz de ver um baiano no ministério [Sidônio Palmeira]. A comunicação não se refere só aos profissionais de imprensa, aos profissionais que estão lá na Secretaria de Comunicação, são belíssimos profissionais, mas se refere também a uma ação de governo”, disse Prates.
Relação com PDT e futuro
Em relação ao seu partido, o PDT, Léo Prates afirmou estar satisfeito com a relação com os líderes da legenda, incluindo o ministro Carlos Lupi e os deputados André Figueiredo (CE) e Félix Mendonça (BA).
“Estou muito satisfeito. O PDT me prestigiou. Por exemplo, eu sou um deputado em primeiro mandato do PDT e eu sou líder do PDT dentro da comissão mista de Orçamento. Então, essa é uma posição muito honrosa, onde estão deputados e senadores. O líder Afonso Mota vem me prestigiando, o líder André Figueiredo, o ministro Carlos Lupi. Tenho uma excelente relação com Félix [Mendonça] e Ana Paula e eles me representam em qualquer reunião”, concluiu o deputado.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio