PGR rejeita pedido de Bolsonaro e defesa tem prazo final nesta quinta-feira
No parecer enviado ao STF, Gonet argumenta que legislação não prevê ampliação para entrega da resposta preliminar

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou na quarta-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer contrário ao pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para estender o prazo de apresentação de defesa na denúncia sobre tentativa de golpe de Estado. O prazo para que Bolsonaro e os demais denunciados apresentem suas defesas prévias termina nesta quinta-feira (6).
Sem previsão legal para ampliação de prazo
No parecer enviado ao STF, Gonet argumenta que a legislação não prevê a ampliação do prazo para a entrega da resposta preliminar. “Inexiste previsão legal para prorrogação de prazo que vise a apresentação de resposta preliminar (artigos 4º da Lei n. 8.038/1990 e 233 do RISTF). O pretendido prazo idêntico ao período em que os autos permaneceram sob análise do parquet igualmente não encontra respaldo legal”, justificou o procurador-geral.
O pedido será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que já havia negado anteriormente uma solicitação semelhante da defesa de Bolsonaro.
Pedido da defesa e negativa do STF
Os advogados do ex-presidente pediram que o prazo fosse estendido para 83 dias, o equivalente ao tempo que a Procuradoria-Geral da República levou para formular a denúncia. Como alternativa, solicitaram um prazo dobrado de 30 dias para a apresentação da defesa.
Moraes, no entanto, rejeitou a argumentação, alegando que uma consulta ao andamento processual mostrava que a defesa de Bolsonaro teve amplo acesso aos autos e que não havia respaldo legal para ampliar o prazo, que é de 15 dias para a resposta preliminar.
Prazos de defesa e andamento do processo
O período de 15 dias começou a contar a partir da intimação de cada denunciado. Dessa forma, os prazos variam conforme a data da notificação. Entre os investigados, Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid e Paulo Sérgio Nogueira foram intimados em 19 de fevereiro, com prazo final para 6 de março. Já Walter Souza Braga Netto e Almir Garnier foram notificados em 20 de fevereiro, com prazo até 7 de março.
Após o fim do período de defesa prévia, o relator Alexandre de Moraes poderá abrir vista para que a PGR responda às contestações em um prazo de cinco dias. Depois disso, caberá ao STF decidir se aceita a denúncia e transforma os investigados em réus.
Bolsonaro e outros 33 denunciados por tentativa de golpe
A denúncia da PGR contra Bolsonaro e outros 33 acusados foi baseada em um inquérito da Polícia Federal com mais de 884 páginas de investigações. Bolsonaro é acusado de incitação a golpe de Estado, com disseminação de desinformação e ataques ao sistema eleitoral.
O procurador-geral Paulo Gonet classificou o ex-presidente como líder da organização criminosa que teria planejado o golpe para permanecer no poder mesmo após a derrota nas eleições de 2022. Segundo o inquérito da PF, o golpe só não se concretizou por fatores externos, como a resistência dos comandantes da Aeronáutica e do Exército em aderir ao plano.
Caso a denúncia seja aceita pelo STF, uma ação penal será instaurada, dando início à fase de coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação.
Mais Lidas
Política
Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade
Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA
Últimas Notícias

Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA
Ex-deputado estadual por cinco mandatos reforça luta pela saúde e autismo, e faz alerta sobre Bahia: ‘situação crítica’

Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento
Para ministro, política econômica do governo e ações do Banco Central devem ser suficientes para manter preços sob controle

Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas
Evento acontece, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), no Terminal Turístico Náutico, com exposições e atividades exclusivas

Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia
Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado

Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia
Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana

Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança
Evento inspirado na cultura pernambucana emociona Guilherme, enquanto dinâmica e conflitos redefinem rumos do jogo

Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade
Confira programação gratuita e não perca atividades culturais e de inclusão na capital baiana

STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril
Grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro
Pastor cobrou posicionamento de lideranças do Republicanos, como Tarcísio, Damares e Mourão

Em gesto de reparação, Lázaro Ramos compra casa onde mãe sofreu agressão e funda ONG
Ator revelou episódio no livro 'Na Nossa Pele', que expõe força das memórias e das ações que transformam dor em reparação