PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso, nesta sexta-feira (13), pela Polícia Federal (PF) , no Recife, por suspeita de obstrução de Justiça. A prisão ocorre no contexto da investigação sobre a tentativa de obtenção de um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) e réu no caso da tentativa de golpe de Estado.
Com a detenção, Machado se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso. Antes dele, foram presos Braga Netto (Defesa e Casa Civil), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e Milton Ribeiro (Educação).
Tentativa de interferência em processo
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que a ação de Machado pode ter tido o objetivo de atrapalhar o andamento da ação penal contra Cid. Embora ele não tenha conseguido efetivar a emissão do documento, a PGR acredita que o empresário poderia buscar outras alternativas junto a diferentes embaixadas ou consulados.
No pedido apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador Paulo Gonet afirma que a conduta de Machado “levanta suspeita de atuação voltada à obstrução da ação penal que trata da tentativa de golpe“. A PGR solicitou que o ministro Alexandre de Moraes autorizasse a abertura de inquérito e medidas de busca e apreensão.
A operação incluiu a apreensão de documentos, anotações, mídias e dispositivos eletrônicos na casa do ex-ministro, com o objetivo de obter provas sobre supostas condutas delituosas.
Gilson Machado, que também é sanfoneiro, veterinário e empresário, comandou o Ministério do Turismo nos dois últimos anos do governo Bolsonaro. Derrotado na tentativa de se eleger senador, foi nomeado para a presidência da Embratur e, após a posse de Lula, passou a acompanhar Bolsonaro em viagens pelo Nordeste. Recentemente, liderou campanhas de arrecadação de doações via Pix para o ex-presidente.
Ex-ministro afirma que contato foi para o pai
Detido em sua casa no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, ele foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal no bairro do Pina, onde prestou depoimento e negou envolvimento no caso do passaporte.
“Não matei, não trafiquei drogas, não tive contato com traficante. Apenas pedi um passaporte para meu pai, por telefone, ao Consulado Português do Recife. O meu pai tem 85 anos. No outro dia ele foi lá no consulado, juntamente com meu irmão. Se ele não recebeu, ele está para receber a renovação do passaporte português dele“, declarou o ex-ministro ao chegar no Instituto de Medicina Legal (IML) para exame de corpo de delito.
Machado reforçou que nunca esteve fisicamente em qualquer embaixada ou consulado. “É só pegar lá as ligações que eu fiz com o consulado. O áudio que eu mandei para funcionário dos consulados. Não estive presente em nenhum consulado, nenhuma embaixada. Nem de Portugal nem em qualquer outro lugar. Nem no Brasil, nem fora do Brasil“, disse.
Após o exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, ele foi levado ao Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, onde permanece à disposição da Justiça.
Defesa aguarda acesso ao processo
O advogado de Gilson Machado, Célio Avelino, afirmou que não teve acesso ao processo e que desconhece o motivo da prisão.
“A Polícia Federal recebeu, do ministro Alexandre de Moraes, um mandado de prisão preventiva, mas não disse os motivos da prisão. Ele prestou depoimento, esclareceu o que perguntaram a ele sobre se teria interferido para conseguir um passaporte para o tenente-coronel Mauro Cid. E ele disse que não“, declarou o advogado.
Célio Avelino informou que a defesa irá solicitar ao Supremo o acesso ao inquérito para entender as razões da prisão. “A defesa, agora, quer saber os motivos da decretação da prisão, eu não sei, nem foi dado. A PF recebeu apenas um mandado para cumprir. Estamos dando entrada em um pedido para o ministro [Alexandre de Moraes] para ter acesso ao processo para saber o que foi que levou o ministro a fazer isso“, afirmou.
Na operação, foram apreendidos o celular, o carro e outros bens de Gilson Machado. Os itens serão analisados como parte da investigação em curso.
A prisão ocorreu na residência do ex-ministro, localizada no bairro de Boa Viagem, na capital pernambucana. A operação foi conduzida de forma simultânea às medidas autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro