Pesquisa aponta vitória de Lula contra todos candidatos da oposição em possível eleição
Levantamento simulou quatro cenários para primeiro turno e seis para segundo turno; confira

Uma nova pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), revela que, apesar do crescimento da reprovação ao governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os principais candidatos da oposição caso as eleições presidenciais ocorressem hoje. O levantamento simulou quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo turno, e em todas as projeções, o atual chefe do Executivo aparece na liderança.
Os dados fazem parte da pesquisa publicada na semana passada, que mostrou, pela primeira vez, um índice de desaprovação do governo superior ao de aprovação. O estudo entrevistou presencialmente 4.500 brasileiros, com 16 anos ou mais, entre os dias 23 e 26 de janeiro. O período da coleta de dados já reflete as recentes mudanças na comunicação do Palácio do Planalto, lideradas pelo baiano Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
Lula venceria no segundo turno contra todos adversários
Nas seis simulações de segundo turno, Lula aparece sempre à frente dos adversários, com mais de 40% das intenções de voto. A disputa mais acirrada ocorre contra o cantor sertanejo Gusttavo Lima, na qual o petista teria 41% dos votos contra 35% do artista. Já a maior vantagem registrada foi contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com Lula marcando 45% contra 26%.
Contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e o empresário Pablo Marçal (PRTB), Lula abriria uma vantagem de 10 pontos percentuais em ambos os cenários: 44% a 34%. No embate com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a diferença cai para nove pontos, com Lula registrando 43% contra 34% do adversário. Já no cenário contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Zema obtém 28%.
A pesquisa tem uma margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos.
Primeiro turno: Lula lidera todos os cenários
Nos quatro cenários simulados para o primeiro turno, a liderança de Lula varia entre 28% e 33% das intenções de voto. O melhor desempenho do presidente ocorre no cenário sem Tarcísio, Marçal e Eduardo Bolsonaro, onde ele registra 33%. No entanto, quando esses nomes são incluídos, a vantagem do petista cai para 28%.
O levantamento também avaliou a pesquisa espontânea, na qual 78% dos entrevistados se declararam indecisos. Apenas três nomes foram mencionados pelos eleitores sem o auxílio dos pesquisadores: Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos com 9%, e o cantor Gusttavo Lima, que apareceu com 1%.
Rejeição de Lula é menor do que a de Bolsonaro
Apesar da alta desaprovação do governo Lula, a rejeição ao presidente é inferior à do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os eleitores que conhecem Lula, 49% afirmam que não votariam nele. Já Bolsonaro tem uma rejeição de 53% entre os entrevistados que o conhecem, indicando maior resistência a seu nome em uma eventual disputa.
A pesquisa também revelou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), possui a maior rejeição entre os nomes testados: 56% dos entrevistados afirmam que não votariam nele. Em seguida, aparece Eduardo Bolsonaro, com 55% de rejeição.
O levantamento da Genial/Quaest reforça que, apesar do aumento na desaprovação do governo, Lula ainda mantém uma posição favorável em relação a possíveis concorrentes da oposição. No entanto, a pesquisa também evidencia um cenário eleitoral ainda incerto, com um alto número de indecisos e a possibilidade de mudanças conforme novos nomes possam surgir na disputa presidencial.
Mais Lidas
Política
Com voto de Flávio Dino, STF se aproxima da condenação de Zambelli
Eleição em Ruy Barbosa: pesquisa mostra Eridan com 66% das intenções de voto
Últimas Notícias

Taxistas de Salvador têm até 17 de abril para transferir alvará; veja como fazer
Após essa data, procedimento não será mais permitido, seja em casos de transferência entre vivos (inter vivos) ou por falecimento do autorizatário (causa mortis)

Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador

Lua de mel de Amado Batista e Calita: Morro de São Paulo como cenário do romance
Casal registrou passeio por Morro de São Paulo, com banho de mar e alimentação de peixes