Pedido de impeachment de Flávio Dino entra na lista de 55 ações no Senado contra ministros do STF
Ministro Alexandre de Moraes lidera com 28 pedidos de impeachment apresentados até o momento

O Senado Federal acumula atualmente 55 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A mais recente dessas ações foi protocolada na quinta-feira (15) pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o ministro Flávio Dino, acusado de envolvimento político-partidário. O parlamentar questiona uma declaração de Dino na qual o ministro sugeriu uma “chapa imbatível” para as eleições no Maranhão.
O parlamentar se baseia em uma fala de Dino durante aula magna no curso de Direito do Centro Universitário UNDB, em São Luís (MA). Na ocasião, o ministro sugeriu a chapa para a eleição estadual, citando o atual vice-governador Felipe Camarão (PT) e a professora Teresa Helena Barros. “Invade o campo da atuação eleitoral ativa”, afirmou Nikolas ao justificar o pedido.
Além dessa ação, outra representação contra Flávio Dino foi protocolada em 2024. A decisão de dar prosseguimento ou arquivar cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Moraes lidera lista de ministros com mais pedidos
Flávio Dino não é o único alvo no Supremo. O ministro Alexandre de Moraes lidera com 28 pedidos de impeachment apresentados até o momento. Em seguida, aparecem Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte, com 16 ações, e Gilmar Mendes, com cinco. Também há representações contra Dias Toffoli (3), Cármen Lúcia (3), Edson Fachin (2) e Luiz Fux (1).
Alguns pedidos solicitam o afastamento coletivo de ministros. Um deles, apresentado em março de 2021, requer o impeachment simultâneo de todos os integrantes do STF. Há também casos em que não se especifica qual magistrado está sendo denunciado.
Dessas 55 ações, 47 foram protocoladas durante a gestão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à frente do Senado. Pacheco enfrentou pressão da oposição, mas evitou pautar os pedidos para não agravar tensões institucionais com o Judiciário.
Gestão de Pacheco arquivou ação contra Moraes
Em agosto de 2023, Rodrigo Pacheco afirmou que trataria os pedidos com “prudência”, afirmando que não permitiria que o Brasil se tornasse uma “esculhambação de quem quer acabar com ele”. Um dos pedidos mais emblemáticos, feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra Alexandre de Moraes, foi arquivado por Pacheco em 2021.
Agora, a responsabilidade por analisar os processos está com Davi Alcolumbre, que assumiu a presidência do Senado em fevereiro deste ano. Somente em 2025, já foram apresentados oito novos pedidos de impeachment contra ministros do STF.
Tramitação dos pedidos no Senado
De acordo com a Constituição Federal, o Senado tem competência exclusiva para julgar ministros do STF por crimes de responsabilidade. O protocolo de um pedido pode ser feito por qualquer cidadão, independentemente de ser ou não parlamentar.
Após o protocolo, a Advocacia do Senado realiza uma análise técnica do material apresentado. Na sequência, a Mesa Diretora da Casa, presidida por Davi Alcolumbre, decide se o pedido será arquivado ou se seguirá para análise mais aprofundada.
Se aceito, o processo segue para uma comissão especial, que conduzirá as etapas formais, como a apresentação de defesa, escolha de relator, elaboração de parecer e posterior votação em plenário. Enquanto isso, as ações permanecem oficialmente em tramitação.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos