PEC que anistia dívidas de partidos políticos entra na pauta do plenário da Câmara
Proposta perdoa dívidas por descumprimento de cotas de gênero e raça nas eleições de 2022

Nesta terça-feira (18), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê anistiar irregularidades cometidas por partidos políticos entrou na pauta do plenário da Câmara dos Deputados. O texto concede perdão para dívidas de partidos por descumprirem os porcentuais mínimos de candidaturas de mulheres e negros ao Legislativo nas eleições de 2022.
A PEC, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, mas travou na comissão especial. Com os prazos para análise nesse colegiado já se esgotaram, a proposta pode ser analisada diretamente no plenário. A votação pode ocorrer ainda nesta terça-feira, se houver acordo entre as lideranças partidárias. Para ser aprovada, são necessários 308 votos em dois turnos, e, de acordo com líderes partidários, há negociações para mudanças no texto.
A PEC recebeu, em 2023, o apoio de 17 dos 20 partidos com representação na Câmara, como o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além de isentar os partidos de dívidas, o texto discutido na comissão especial fragiliza candidaturas de mulheres e pessoas pretas. Especialistas falam que o projeto dá maior liberdade aos partidos contornarem as cotas para minorias e favorecer o pleito de homens brancos.
O texto diz que os partidos não precisarão pagar multas ou terem o Fundo Partidário e Eleitoral suspenso nas prestações de contas feitas por eles antes da promulgação da emenda constitucional. Cálculos de organizações feitos ano passado apontavam que, caso fossem consideradas apenas as contas pendentes de julgamento, o valor poderia chegar a R$ 23 bilhões.
Os partidos que quiserem pagar multas aplicadas a elas próprias poderão usar o Fundo Partidário, recurso público, para efetuar o pagamento. A proposta coloca um limite de 10% do montante recebido mensalmente pelas siglas.
Outro trecho da PEC desobriga os partidos a cumprirem o mínimo de 30% de candidaturas para mulheres em eleições ao Legislativo, seguindo outra proposta, a minirreforma eleitoral, aprovada em setembro do ano passado, que permite a partidos em federação não indicarem nenhuma mulher ao pleito proporcional.
No caso da cota racial, a PEC propõe um piso de 20% para que partidos enviem recursos para candidaturas de pessoas negras, mas o texto abre brechas para que partidos possam indicar todo o valor para apenas um candidato, sem obedecer a uma proporcionalidade de candidaturas. Os diretórios nacionais poderão, além disso, escolher dar preferência para qual região enviarão o recurso.
Leia também:
Jerônimo critica presença de líder do PT na CMS em palanque de Bruno Reis
Moraes vota para tornar irmãos Brazão réus pela morte de Marielle
Mais Lidas
Política
Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Últimas Notícias

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'

Guerreiro exalta cultura nas periferias e destaca programação pelos 476 anos de Salvador
Presidente da FGM fala sobre retomada do projeto Boca de Brasa e sua importância para descoberta de novos talentos

Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Deputado alega perseguição judicial, critica STF e busca apoio nos EUA para pressionar Alexandre de Moraes

Declaração polêmica de Lewandowski revolta policiais e gera convite inusitado ao ministro
Entidades criticam fala do ministro da Justiça e pedem reflexão sobre realidade policial

Prefeitura inicia obra de contenção em apenas 4 meses após desastre em Saramandaia
Prefeito destaca rapidez na resposta e autoriza reconstrução de casas afetadas por deslizamento de terra

Reviravolta: Blake Lively age rápido e desafia Justin Baldoni na justiça com apoio de nova lei
Atriz alega que legislação protege denunciantes de abuso de retaliações judiciais e busca indenização tripla pelos danos alegados

Mudança no crédito consignado: nova regra já vale e pode te dar acesso a ofertas em 24h; saiba como funciona
Governo federal libera empréstimo com menos juros para 47 milhões de brasileiros

Justiça congela R$ 640 mil de facção em Camaçari e revela esquema milionário
Grupo, que opera em Camaçari, é investigado por envolvimento em homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubo e furto

Delma conquista poder Marreta no BBB 25
Pernambucana poderá salvar uma das duas pessoas indicadas pelo Big Fone, que vai tocar no programa ao vivo no sábado (22)

Fernando Guerreiro afirma que relação entre FGM e Secult-BA é superficial: ‘há ausência de diálogo’
Presidente da FGM lamenta dificuldades na relação com Estado, elogia ministra da Cultura e critica gestão cultural de Bolsonaro