PEC do fim da reeleição enfrenta novo adiamento e será analisada em maio

Relator Marcelo Castro (MDB-PI) ele propõe fim da reeleição e unificação das eleições para os três níveis de chefia do Executivo, com mandatos de cinco anos


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 23/04/2025 19:03 • Política
PEC do fim da reeleição enfrenta novo adiamento e será analisada em maio - Jefferson Rudy/Agência Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito teve sua votação adiada pela segunda vez na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O novo adiamento ocorreu nesta quarta-feira (23), após um pedido de vista coletiva feito pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). Com isso, a análise do texto ficou para o mês de maio.

Relatório de Marcelo Castro propõe mandatos de cinco anos sem reeleição

O relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), apresentou seu parecer no início da sessão. No documento, ele propõe o fim da reeleição e a unificação das eleições para os três níveis de chefia do Executivo, com mandatos de cinco anos. A proposta foi formulada com base no projeto de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

Segundo o texto alternativo proposto por Castro, a proibição da reeleição valeria a partir do pleito de 2034, o que gerou divergências entre os parlamentares. Alguns senadores sugerem a antecipação da medida para o ano de 2026, enquanto outros apontam 2030 como um possível ponto de consenso. Durante a sessão, Marcelo Castro afirmou que está aberto a negociar essa data, com o objetivo de buscar um acordo político no Senado.

“Resultou num viés pernicioso, de estímulo aos chefes do Poder Executivo pela opção de agendas imediatistas, de fácil retorno eleitoral, em prejuízo de projetos estruturantes, de longa maturação, apesar de preferíveis”, defendeu o relator.

Texto recebeu quatro emendas, mas relator recomenda rejeição

Desde que chegou à CCJ, o projeto recebeu quatro emendas. As sugestões abordam pontos como:

  • Duração do mandato dos senadores;
  • Quantidade de senadores por unidade da federação;
  • Substituição da eleição alternada por simultânea;
  • Definição de calendários alternativos de transição.

No entanto, Marcelo Castro defendeu a rejeição de todas as emendas apresentadas e propôs um texto substitutivo à versão original, mantendo o foco na eliminação da possibilidade de reeleição. Após a movimentação, o presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), concedeu vista coletiva aos senadores, ou seja, mais tempo para análise da alternativa proposta pelo relator.

Discussão sobre regra de transição gera debate entre senadores

A regra de transição proposta no relatório é um dos principais pontos de desacordo. Ela prevê que o fim da reeleição seja aplicado apenas aos candidatos eleitos a partir de 2034. A medida foi criticada por parlamentares como Omar Aziz (PSD-AM), que alertou para a possibilidade de futuras mudanças nas regras.

“Ninguém sabe se a gente vai estar aqui ainda”, afirmou Omar Aziz, em referência à possibilidade de que novos legisladores alterem novamente o sistema eleitoral antes que a regra entre em vigor.

Se aprovada, proposta seguirá para votação no Plenário do Senado

Caso seja aprovada na CCJ, a proposta de emenda à Constituição seguirá para análise no Plenário do Senado Federal. Para ser aprovada em definitivo, a PEC precisa do apoio de, no mínimo, 49 senadores, em dois turnos de votação.

A proposta é mais um capítulo no debate sobre reformas eleitorais no Brasil, que busca responder a críticas ao atual modelo de reeleição. Para os defensores do fim da reeleição, a medida pode estimular a alternância de poder e o surgimento de novas lideranças políticas.

“A renovação da representação política é sempre desejável. Permite o surgimento de novas lideranças e dá às antigas, retiradas momentaneamente do exercício do mandato, a oportunidade de, no convívio com suas bases eleitorais, atualizar sua agenda e suas propostas”, argumenta o texto original da PEC.

Otto diz que vai liderar movimento para acabar com eleição a cada 2 anos

Em entrevista ao Portal M!, no dia 24 de janeiro, o senador Otto Alencar afirmou que vai liderar um movimento para acabar com as eleições a cada dois anos. Na ocasião, o senador disse se tratar de um “veneno que vai destruir a democracia”, e disse que o Congresso precisa tomar “vergonha” para tratar a temática.

“Um veneno que vai destruir a democracia é a eleição de dois em dois anos. Termina a eleição de prefeito, agora é eleição de 2026. Enquanto o congresso não tomar, eu digo até vergonha, porque eu defendo isso há muito tempo, e mudar essa história de dois em dois anos, botar de quatro em quatro anos, essa democracia não vai a 2030”, afirmou na ocasião.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Crise no Martagão Gesteira: hospital infantil tenta cobrir déficit de R$ 25 milhões com evento solidário em Salvador -
Cidades 15/05/2025 às 11:05

Crise no Martagão Gesteira: hospital infantil tenta cobrir déficit de R$ 25 milhões com evento solidário em Salvador

Carlos Emanuel Melo denuncia subfinanciamento do SUS e destaca papel da instituição no atendimento a crianças com doenças graves na Bahia


Chuvas intensas alagam Salvador e deixam 46 cidades baianas em estado de alerta -
Cidades 15/05/2025 às 10:34

Chuvas intensas alagam Salvador e deixam 46 cidades baianas em estado de alerta

Frente fria provoca transtornos na capital e no litoral; previsão indica continuidade da chuva até sábado, com risco de novos deslizamentos


TCM aprova contas da saúde de Salvador em 2020 e reconhece gestão de Leo Prates na pandemia -
Política 15/05/2025 às 10:03

TCM aprova contas da saúde de Salvador em 2020 e reconhece gestão de Leo Prates na pandemia

Órgão de controle reconheceu regularidade da aplicação de recursos durante auge do Covid-19 na capital baiana


Vitória surpreende em Montevidéu, vence primeira na Sul-Americana e segue vivo no Grupo B -
Esporte 15/05/2025 às 09:32

Vitória surpreende em Montevidéu, vence primeira na Sul-Americana e segue vivo no Grupo B

Único gol da partida foi marcado pelo lateral-direito Claudinho, aos 38 minutos do segundo tempo


Libertadores: derrota amarga tira liderança do Bahia e obriga tricolor a torcer por combinação de resultados -
Esporte 15/05/2025 às 09:01

Libertadores: derrota amarga tira liderança do Bahia e obriga tricolor a torcer por combinação de resultados

Time baiano sofre revés diante do Atlético Nacional e agora depende de combinação de resultados para avançar


Divaldo Franco será sepultado nesta quinta ao lado do amigo Nilson Pereira em Salvador -
Cidades 15/05/2025 às 08:30

Divaldo Franco será sepultado nesta quinta ao lado do amigo Nilson Pereira em Salvador

Cerimônia acontece às 10 horas, no Cemitério Bosque da Paz, e será aberta ao público, como desejava o fundador da Mansão do Caminho


Prêmio IEL de Talentos 2025 abre inscrições para reconhecer boas práticas em estágios e desenvolvimento profissional -
Cidades 15/05/2025 às 08:00

Prêmio IEL de Talentos 2025 abre inscrições para reconhecer boas práticas em estágios e desenvolvimento profissional

Iniciativa valoriza empresas, instituições de ensino e jovens talentos que contribuem para mercado mais inovador e inclusivo


Prefeitura de Salvador amplia pontos públicos de descarte de lixo eletrônico e pilhas -
Política 15/05/2025 às 07:30

Prefeitura de Salvador amplia pontos públicos de descarte de lixo eletrônico e pilhas

A partir de agora, materiais poderão ser descartados em locais públicos, facilitando acesso da população ao descarte adequado


Simm oferece 342 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quinta-feira; veja como agendar atendimento -
Cidades 15/05/2025 às 07:00

Simm oferece 342 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quinta-feira; veja como agendar atendimento

No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho


Bahia lidera abertura de empresas no Nordeste e sedia festival de negócios com nomes nacionais -
Negócios 14/05/2025 às 23:00

Bahia lidera abertura de empresas no Nordeste e sedia festival de negócios com nomes nacionais

Estado registrou abertura de 61.627 novas empresas apenas no primeiro quadrimestre de 2024