Otto Alencar minimiza ausência de Angelo Coronel em reunião com Jerônimo e diz que encontro foi voltado para deputados
Segundo Otto, a ausência de Coronel se deveu ao fato de o encontro ter sido voltado para deputados estaduais
Vaner Casaes/AL-BA
O senador Otto Alencar (PSD) minimizou, nesta sexta-feira (3), os rumores sobre a ausência do senador Angelo Coronel (PSD) durante reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a bancada estadual do partido. Em entrevista ao Portal M!, Otto explicou que a ausência de Coronel ocorreu pelo fato de o encontro ter sido voltado para deputados estaduais, e observou que esteve presente por ser presidente estadual do PSD, enquanto Coronel não teria obrigação de comparecer.
“O Angelo Coronel, senador, não foi porque eram os deputados estaduais que teriam que ir com o presidente do partido. Eu sou o presidente do partido, o Angelo não é o presidente do partido. Até falei com ele, ele disse: ‘não, vá você, que é o presidente do partido’”, observou Otto.
Discussão sobre critérios eleitorais
Durante a cerimônia de outorga do Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira e a Comenda 2 de Julho ao professor, ex-prefeito e ex-vereador de Salvador, Edvaldo Brito (PSD), Otto também enfatizou que a reunião com Jerônimo tratou da definição de critérios de campanha para 2026, com foco em garantir tratamento igualitário entre os candidatos. O senador afirmou que não houve debate sobre reeleições, mas reconheceu que o tema tem antecipado tensões políticas tanto na Bahia quanto no cenário nacional.
“A questão dos deputados estaduais e também dos candidatos a deputados estaduais é para que se estabeleça critérios na campanha de 2026 que possam dar um tratamento igual a todos, porque todos querem trabalhar para a reeleição e quem não está reeleito quer se eleger. Então, isso foi o que foi discutido lá com muita clareza, não se tocou em reeleição”.
Otto reafirma compromisso com lideranças petistas
Na ocasião, o senador também reafirmou seu compromisso com lideranças petistas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Jaques Wagner (PT), o ministro Rui Costa, além do governador Jerônimo. Apesar disso, ele defendeu que as definições sobre a chapa majoritária devem ocorrer apenas em 2026. Para ele, o debate precoce tem potencial de atrapalhar a gestão estadual.
“Eu tenho um compromisso de discutir essa questão o ano que vem. Lamentavelmente esse ano, que não é um ano de eleição, um ano ímpar, não se fala outra coisa na Bahia e no Brasil, se não a reeleição do Jerônimo, quem vai ser o candidato a senador e o presidente Lula”, pontuou.
Na avaliação do senador, o debate precoce tem potencial de atrapalhar a gestão estadual. “Essas coisas tensionam muito a gestão, termina prejudicando a própria gestão aqui do governador Jerônimo, que vai muito bem na gestão e podemos ter problemas. Vamos ter que encontrar uma saída”.
O senador lembrou ainda que sua trajetória na política foi construída a partir de 2010, quando deixou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a convite do então governador Jaques Wagner e do presidente Lula. Otto enfatizou que, desde então, tem atuado em defesa de projetos do PT em conjunto com o PSD e outros partidos da base.
“Vim para a política e estou com 15 anos nessa luta e nessa defesa dos projetos do Partido dos Trabalhadores com o nosso partido e outros partidos da base, defendendo essa causa e não posso, de uma hora para outra, por estímulo de quem quer que seja, tomar uma decisão intempestiva. Então, eu acho que o Coronel é candidato à reeleição, como o Jerônimo é, como o Wagner é, o Rui que pretende ser e tem que encontrar uma solução lá adiante”, finalizou.
Mais Lidas
Política
Câmara aprova projeto que endurece regras para desapropriação de terras
Últimas Notícias
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)
Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito
Segundo o ministro, o governo federal realiza duas frentes de trabalho simultâneas para minimizar o impacto sobre os motoristas que trafegam na área e reduzir os desvios
STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos
Julgamento, que vinha sendo acompanhado de perto por entidades do setor e por associações de defesa do consumidor, ainda não tem maioria formada