Otto Alencar desconversa sobre crise entre PSD e PT na Bahia e diz que debate está ‘superado’
Declaração ocorre em um momento de intensificação das articulações políticas nos bastidores da base do governador Jerônimo Rodrigues

Durante a entrega das obras de reforma e ampliação do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), na manhã desta quinta-feira (05), em Salvador, o senador Otto Alencar (PSD-BA) evitou alimentar especulações sobre um possível distanciamento entre o PSD e o PT na Bahia. Ao ser questionado sobre a permanência do seu partido na base aliada petista, em meio aos debates sobre a composição da chapa majoritária para as eleições de 2026, Otto foi categórico ao afirmar que a discussão já está encerrada.
“Esses problemas aí que vocês estão querendo mexer já estão superados há muito tempo. Eu não falo mais sobre esse assunto, tá?”, respondeu o senador, visivelmente incomodado com os questionamentos.
A declaração ocorre em um momento de intensificação das articulações políticas nos bastidores da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), especialmente diante da disputa por espaço na chapa que será formada para a sucessão estadual. O PSD, partido comandado por Otto na Bahia, tem reforçado sua expectativa de manter a vaga ao Senado em 2026, atualmente ocupada pelo próprio senador, reeleito em 2022 com o apoio da aliança liderada pelo PT.
Aliança entre PSD e PT é “histórica”, diz Jaques Wagner
Ainda no evento, o senador Jaques Wagner (PT-BA) tratou de reforçar o discurso de unidade. Para ele, a relação entre os dois partidos é sólida e vai além das conveniências eleitorais. “A hipótese de rompimento não existe. O PSD não está preterido. Otto é nosso senador, recém-eleito. A relação com ele ultrapassa a política”, afirmou.
Wagner ainda revelou que esteve recentemente com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, e destacou a proximidade histórica entre os dois grupos. “Estive ontem à noite com Kassab, que me chama de fundador do partido aqui. Eles cresceram muito junto conosco”, acrescentou.
Nos bastidores, Wagner tem atuado como uma espécie de fiador da continuidade da aliança, tentando conter ruídos que surgem em meio às movimentações de lideranças que disputam espaços dentro da base aliada.
PSD quer garantir vaga ao Senado em 2026
Apesar das declarações públicas que indicam estabilidade na relação entre os dois partidos, o PSD baiano tem demonstrado preocupação com seu espaço na chapa majoritária. O objetivo da legenda é garantir a manutenção da vaga ao Senado, ocupada hoje por Otto, e que estará novamente em disputa nas próximas eleições.
Com o crescimento de outras legendas da base, como o PSB e o MDB, além da pressão interna do próprio PT por mais protagonismo, o cenário eleitoral de 2026 se desenha como um quebra-cabeça político. A definição da chapa deve envolver negociações complexas, sobretudo se o governador Jerônimo Rodrigues optar por apoiar um nome petista para disputar o Senado — movimento que poderia deixar o PSD de fora da majoritária.
Otto minimiza impacto de pesquisas sobre Lula
Ainda durante a solenidade no HEOM, Otto Alencar comentou sobre as recentes pesquisas de opinião que apontam uma oscilação na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, esses levantamentos não têm grande relevância neste momento do mandato. “A pesquisa boa do Lula vai ser no dia da eleição, em outubro de 2026. Mas nós vamos ganhar com Lula”, declarou o senador, em tom confiante.
A fala reforça a narrativa adotada pelo grupo governista de que, apesar das turbulências políticas e econômicas, Lula manterá sua força eleitoral até o próximo pleito presidencial. Otto, aliado histórico do petismo, tem defendido publicamente o governo federal, inclusive em votações importantes no Congresso.
Unidade política em meio a disputas internas
Embora Otto e Wagner tenham reafirmado a unidade entre PT e PSD, o cenário nos bastidores ainda é de cautela. A disputa por espaços em 2026 promete tensionar a base governista, que conta hoje com uma ampla coalizão de partidos, mas precisará lidar com interesses divergentes na hora de montar a chapa.
Por enquanto, lideranças dos dois lados seguem atuando para evitar o acirramento público das divergências. A prioridade, segundo fontes próximas ao núcleo político do governo Jerônimo, é preservar a estabilidade da base até, pelo menos, o início de 2026, quando a definição das candidaturas deverá ganhar força.
Mais Lidas
Política
Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Chelsea goleia PSG e conquista o primeiro Mundial de Clubes da Fifa

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo
Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações