Novo projeto pode permitir que deputados acumulem salário e aposentadoria; veja o que muda
Texto altera a Lei 9.506 de 1997, responsável pela criação do atual regime de previdência dos deputados e senadores

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados apresentou, na terça-feira (10), um projeto de lei que autoriza deputados e senadores a acumularem aposentadoria com o salário de cargos eletivos. Atualmente, a prática é proibida pela legislação vigente. O texto é assinado pelo presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), além de representantes do PL, PP, União Brasil, PT e PSD que integram a Mesa Diretora.
O projeto altera a Lei 9.506 de 1997, responsável pela criação do atual regime de previdência dos deputados e senadores. Pela norma em vigor, parlamentares federais que tenham direito à aposentadoria não podem receber o benefício enquanto estiverem exercendo mandato eletivo em qualquer esfera – seja federal, estadual, distrital ou municipal. A Câmara não detalhou o impacto orçamentário da medida.
Caso aprovado, o projeto permitirá aos integrantes do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC) acumular a aposentadoria proporcional ao tempo de contribuição com o salário de R$ 46.366,19 pago atualmente aos parlamentares.
Proposta atende a demanda dos parlamentares, diz Carlos Veras
De acordo com o deputado Carlos Veras (PT), primeiro secretário da Mesa Diretora, a proposta foi apresentada após solicitação dos próprios parlamentares.
“Houve uma demanda, e como um projeto como este só pode ser apresentado pela Mesa Diretora, então nós iremos apresentar a proposta para poder tramitar e aí poder ter um diálogo, um debate para encontrar o melhor caminho. Não é um projeto que será tramitado da noite para o dia”, afirmou o deputado.
Veras destacou ainda que, no texto inicial, a mudança se restringe aos parlamentares federais. No entanto, segundo ele, se houver demanda semelhante de deputados estaduais, projetos com o mesmo objetivo poderão ser propostos nas assembleias legislativas.
A justificativa da Mesa Diretora aponta que a proibição vigente impõe “restrição incompatível com os princípios constitucionais da isonomia e da legalidade“. Os deputados argumentaram que a exceção presente na legislação atual “perpetua discriminação indevida“.
Proposta inclui pagamento de gratificação natalina a congressistas
Além da alteração sobre o acúmulo de benefícios, o projeto também prevê a criação de uma gratificação natalina para os integrantes do PSSC. O pagamento será calculado com base nos valores recebidos pelos parlamentares durante o mês de dezembro.
No texto da proposta, os deputados destacaram ainda que a regra atual desestimula a participação política de cidadãos que já cumpriram os requisitos legais para a aposentadoria e continuam contribuindo para o regime.
“Além de inconstitucional, a regra em vigor desestimula a continuidade da participação política dos cidadãos que já cumpriram integralmente os requisitos legais para a aposentadoria e seguem contribuindo para o regime”, diz o texto.
Hugo Motta aciona Itamaraty
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, na sexta-feira (13), que está em contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para garantir a segurança e o retorno de prefeitos brasileiros que estão em Israel. Os gestores se viram obrigados a buscar abrigo em bunkers após ataques israelenses ao Irã intensificarem o clima de tensão na região.
A viagem da comitiva formada por aproximadamente 25 prefeitos teve início no domingo (8), a convite do governo de Israel. O objetivo era conhecer iniciativas de segurança pública e tecnologias desenvolvidas no país.
Mais Lidas
Política
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança