Pular para o conteúdo
Início » Nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo assume cargo

Nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo assume cargo

Macaé Evaristo garante investigação de denúncias contra Silvio Almeida
Ela entra no governo após a demissão do advogado Silvio Almeida, acusado de assédio sexual

A nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT), deputada estadual por Minas Gerais, assumiu o cargo nesta sexta-feira (27). Ela entra no governo após a demissão do advogado Silvio Almeida, acusado de assédio sexual. Entre as supostas vítimas estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Almeida nega as acusações.

A posse ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja, e de várias ministras, como Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão), Cida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Marina Silva (Meio Ambiente), além da própria Macaé. Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Ricardo Lewandowski (Justiça) também participaram.

Natural de São Gonçalo do Pará, no centro-oeste de Minas, Macaé, 59 anos, é formada em Serviço Social pela PUC-Minas e tem mestrado em Educação pela UFMG.

A nova ministra é ré na Justiça de Minas Gerais sob acusação de superfaturamento na compra de kits de uniformes escolares quando foi secretária de Educação de Belo Horizonte, em 2011, durante o governo de Márcio Lacerda.

Macaé também enfrentou uma ação judicial similar enquanto secretária de Estado de Educação na gestão de Fernando Pimentel (PT), entre 2015 e 2018, mas fez um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) para encerrar o processo.

Leia também:

Cofiex aprova orçamento de R$ 2 bi para crise ambiental e climática no país

Após encontro com agências de risco, Lula diz que tinha curiosidade sobre critérios adotados para avaliar país

Agência Brasil