Moraes determina que PF entregue laudos sobre os mandantes do caso Marielle
Decisão responde a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) durante as audiências de instrução do processo contra os supostos mandantes
O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal envie ao Supremo Tribunal Federal (STF) todos os relatórios e laudos periciais relacionados aos objetos apreendidos na Operação Murder Inc, que investiga a autoria intelectual dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
A decisão responde a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) durante as audiências de instrução do processo contra os supostos mandantes das execuções. Marielle e Anderson foram mortos a tiros em 2018.
Na semana passada, o Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, que confessaram os crimes, a 78 anos e 59 anos de prisão, respectivamente.
O despacho de Moraes foi publicado nesta segunda-feira (4), no contexto da ação em que são réus o deputado Chiquinho Brazão, seu irmão Domingos, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, e o ex-chefe da Polícia Civil do estado, delegado Rivaldo Barbosa.
No dia 29 de outubro, foi encerrada a fase de interrogatório dos réus e testemunhas. Os três negam envolvimento na morte de Marielle e Anderson.
Moraes deu cinco dias para as partes se manifestarem sobre a necessidade de realizar diligências. A Procuradoria-Geral da República solicitou os documentos sobre as apreensões feitas em março, na operação que resultou na prisão de Rivaldo e dos irmãos Brazão. O pedido foi aceito na quarta-feira (30).
O processo sobre os supostos autores intelectuais do assassinato de Marielle e Anderson avança em meio à condenação dos executores. A delação de Ronnie Lessa levou a Polícia Federal a investigar os irmãos Brazão e Rivaldo. Na ocasião, a PF afirmou ter encontrado indícios que ligam diretamente a ordem de assassinato à dupla. A investigação aponta que os irmãos são considerados mandantes do crime, enquanto o delegado é suspeito de ter fornecido proteção a eles.
Segundo a PF, a motivação para o crime estaria relacionada ao obstáculo que Marielle representava para os interesses da família Brazão, supostamente ligados a atividades de milícia e à exploração de terras griladas no Rio de Janeiro. A corporação afirma que os autores intelectuais do assassinato contrataram serviços para a execução do crime e para garantir a impunidade, esta última tarefa supostamente atribuída a uma quadrilha liderada pelo delegado Rivaldo Barbosa.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
STF referenda decisão de Flávio Dino para liberação de emendas parlamentares
Últimas Notícias
Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Prefeitura de Salvador também confirma Belo e Lincoln para Festival da Virada no dia 31
Como já adiantado pelo Portal M!, grade do último dia do ano também contará com Léo Santana, Jorge e Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Prefeito ainda falou sobre presidência da AL-BA e voltou a defender permanência de Elmar Nascimento no União Brasil
Senado deve votar projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho nesta quarta-feira
Além disso, senadores vão discutir impacto das bets na população, como endividamento e uso irregular para lavagem de dinheiro
Disney anuncia fim de canais por assinatura no Brasil; saiba motivo
Canais ESPN, focados em esportes, continuarão no ar, transmitindo eventos como Copa, Libertadores, NBA e NFL
Júnior Magalhães desconversa sobre saída da Sempre e diz aguardar posicionamento do prefeito
Apesar dos rumores sobre nova função no governo, secretário diz estar focado em concluir sua missão na atual pasta
Fé e Aventura: Turismo religioso e esportivo agitam Salvador, Camaçari e Canavieiras
Programações seguem até próximo domingo, com missas diárias, programações pastorais e competições esportivas
Governo Lula envia PEC ao Congresso com ajustes fiscais e combate a supersalários
Proposta deve ser debatida nas próximas semanas