Ministras de Lula rejeitam PL do aborto e protestam nas redes sociais

Tebet, Nísia e Margareth completaram a lista de mulheres do 1º escalão do governo que se opõem ao projeto


Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo 16/06/2024 16:00 • Política
Ministras de Lula rejeitam PL do aborto e protestam nas redes sociais -

As nove ministras do governo federal declararam rejeição ao “PL do Aborto” e incentivaram protestos nas redes sociais contra a tramitação da matéria. Neste sábado (15), as ministras Simone Tebet (Planejamento), Nísia Trindade (Saúde) e Margareth Menezes (Cultura) completaram a lista de mulheres do 1º escalão do governo que se opõem ao projeto.

Na rede social X, Tebet afirmou que “ser contra o aborto não pode significar defender o PL do estupro” e classificou o conteúdo do projeto como “desumano”.

“Esta cruzada por pautas sensacionalistas está apenas começando, porque o que muitos querem é acabar com os casos permitidos por lei (estupro, risco à mulher e anencéfalos). Gritem nas suas redes. #NÃO, NÃO e NÃO”, escreveu.

Já a ministra da Saúde declarou no X que acompanha o debate “com grande preocupação” e chamou o projeto de “injustificável e desumano”.

A ministra da Cultura relembrou que o aborto é permitido por lei em casos de estupro e ressaltou a possibilidade de que vítimas de violência sejam punidas com pena maior que criminosos. “Precisamos proteger nossas crianças e mulheres”, escreveu.

As três fizeram as publicações após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter chamado o projeto de “insanidade”, na manhã deste sábado, três dias após o tema ter sido pautado no plenário da Câmara. Antes do petista, outras seis ministras haviam se pronunciado.

Em 12 de junho, a ministra Cida Gonçalves (Mulheres) disse que o projeto impõe “mais barreiras ao acesso ao aborto legal”. No dia seguinte, a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) escreveu que o projeto “agrava casos de gravidez infantil”.

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente), que é evangélica, também se posicionou. Em entrevista a jornalistas, ela criticou a “instrumentalização de temas altamente complexos” e disse que “as mulheres brasileiras precisam ser respeitadas”.

Também fizeram oposição ao projeto as ministras Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Esther Dweck (Gestão e Inovação). Outros ministros acompanharam as críticas.

As manifestações reforçam a posição do governo federal contra a decisão da Câmara dos Deputados de ter aprovado um requerimento de urgência para a votação do mérito de um projeto que equipara o aborto ao crime de homicídio após 22 semanas de gestação.

A aprovação da urgência ocorreu em votação simbólica na quarta-feira (12), após uma reunião de líderes em que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), firmou acordo com a bancada evangélica.

Com a repercussão negativa, Lira disse que o projeto terá como relatora uma deputada “de centro e moderada”. Segundo ele, a ideia é “dar espaço a todas as correntes que pensam diferente”.

Leia também:

PL do Aborto avança no Congresso com o apoio de 11 mulheres parlamentares; saiba quem são

Autor do PL que equipara aborto a homicídio, Sóstenes Cavalcante diz que pedirá aumento de pena para estuprador

CNBB defende projeto que equipara aborto a homicídio

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Cláusula de contrato da Fonte Nova impede concessão de Pituaçu à iniciativa privada até 2028 -
Esporte 21/05/2025 às 22:00

Cláusula de contrato da Fonte Nova impede concessão de Pituaçu à iniciativa privada até 2028

Contrato da Parceria Público-Privada (PPP) exige que Estádio de Pituaçu funcione como alternativa em casos de indisponibilidade da Arena Fonte Nova


Padre Fábio de Melo desabafa sobre linchamento virtual após polêmica em cafeteria: ‘estou a um passo de desistir’ -
Coluna Ohh! 21/05/2025 às 21:40

Padre Fábio de Melo desabafa sobre linchamento virtual após polêmica em cafeteria: ‘estou a um passo de desistir’

Padre vem sofrendo ataques virtuais após relatar ter sido tratado com grosseria por um gerente de uma cafeteria da rede Havanna, em Joinville (SC)


Bancada de oposição na Câmara de Salvador apresentará emendas coletivas ao PL de reajuste dos servidores -
Política 21/05/2025 às 21:30

Bancada de oposição na Câmara de Salvador apresentará emendas coletivas ao PL de reajuste dos servidores

Projeto deve ser votado nesta quinta-feira (22), durante sessão extraordinária da CMS


OAB-BA empossa Comissão de Direito do Terceiro Setor para triênio 2025-2027 com foco em inovação e justiça social -
Cidades 21/05/2025 às 21:20

OAB-BA empossa Comissão de Direito do Terceiro Setor para triênio 2025-2027 com foco em inovação e justiça social

Advogada Karine Rocha foi reconduzida ao cargo de presidente da Comissão


Alcolumbre diz que PEC do fim da reeleição pode ser votada no Senado na próxima semana -
Política 21/05/2025 às 20:59

Alcolumbre diz que PEC do fim da reeleição pode ser votada no Senado na próxima semana

Proposta estabelece mudanças a partir de 2034 e mantém direito de reeleição até 2030


Morre Dorinha Duval, atriz que interpretou primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, aos 96 anos -
Coluna Ohh! 21/05/2025 às 20:40

Morre Dorinha Duval, atriz que interpretou primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, aos 96 anos

Com carreira marcada por sucessos na televisão, Dorinha deixou os holofotes após ser condenada por homicídio nos anos 1980


Ex-comandante da Aeronáutica revela ao STF que alertou Bolsonaro sobre ausência de fraudes nas urnas -
Política 21/05/2025 às 20:30

Ex-comandante da Aeronáutica revela ao STF que alertou Bolsonaro sobre ausência de fraudes nas urnas

Depoimento foi prestado como parte das investigações que apuram tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022


Isidório surge com bebê reborn na Câmara e pede que adeptos visitem orfanatos: ‘não vamos trocar o natural por silicone’ -
Política 21/05/2025 às 20:20

Isidório surge com bebê reborn na Câmara e pede que adeptos visitem orfanatos: ‘não vamos trocar o natural por silicone’

Parlamentar afirmou que apego aos bonecos não pode substituir cuidado com crianças reais em situação de vulnerabilidade


Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência em 2026: ‘contribuir para o melhor do Brasil’ -
Política 21/05/2025 às 19:58

Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência em 2026: ‘contribuir para o melhor do Brasil’

De acordo com governador do Rio Grande do Sul, pré-candidatura é uma 'aspiração legítima'


Inelegível, Bolsonaro volta a falar em candidatura à presidência em 2026: ‘qual foi o crime que cometi?’ -
Política 21/05/2025 às 19:40

Inelegível, Bolsonaro volta a falar em candidatura à presidência em 2026: ‘qual foi o crime que cometi?’

Em vídeo, ex-presidente também disse que governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputará reeleição