Mauro Cid tem prisão decretada e revogada em seguida; PF detém Gilson Machado

Ex-ajudante de Bolsonaro é alvo de nova apuração sobre tentativa de obtenção de passaporte português para deixar o país


Héber Araújo
Héber Araújo 13/06/2025 12:30 • Política
Mauro Cid tem prisão decretada e revogada em seguida; PF detém Gilson Machado - Youtube/Rádio e TV Justiça

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (13). Segundo informações divulgadas até o momento, a prisão aconteceu de forma preventiva, durante investigação da PF sobre uma suposta tentativa de fuga de Cid. A determinação de prisão foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, logo depois, revogou a mesma prisão.

Apesar de Mauro Cid não ter chegado a ser preso, ele será levado para a sede da polícia federal para mais esclarecimentos. As investigações contra o tenente-coronel ocorrem no mesmo âmbito da investigação que levou à detenção do ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, Gilson Machado, em Recife (PE). Ele é acusado de arquitetar o plano de fuga de Cid, com a obtenção de um passaporte português, que seria emitido após a concessão da cidadania.

Cid também teve os celulares apreendidos, que passarão por perícia. A apreensão dos aparelhos do delator da trama golpista buscam apresentar novos esclarecimentos sobre a obtenção dos passaportes.

Gilson Machado é preso por planejar fuga de Mauro Cid

Desde a última terça-feira (10), a PF investiga a participação do ex-ministro sob suspeita de ter atuado para obter um passaporte português para Mauro Cid, com o objetivo de facilitar sua saída do país. Segundo indícios coletados, Machado teria comparecido, em maio, ao consulado de Portugal localizado em Recife, onde mora, para viabilizar o documento, porém sem sucesso.

De acordo com a Polícia Federal, existia a possibilidade de que Machado tentasse em outros consulados ou embaixadas, como o que há em Brasília. Para as autoridades, o objetivo do ex-ministro seria obstruir a colaboração do general, que é réu no processo que apura a trama golpista, como membro do chamado “núcleo crucial”, do qual também faz parte o ex-presidente Jair Bolsonaro.

As investigações também apontam que Machado teria promovido, por meio das redes sociais, uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro que deveriam ser repassadas ao ex-presidente.

Depoimento de Mauro Cid no STF

O tenente-coronel Mauro Cid afirmou, em depoimento na última segunda-feira (9), ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretendia encontrar indícios de fraude nas urnas eletrônicas como forma de convencer os comandantes das Forças Armadas a aderirem a uma tentativa de golpe de Estado. A oitiva foi conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que investiga a articulação golpista para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após as eleições de 2022.

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator no processo, Mauro Cid é o primeiro réu do chamado “Núcleo 1” da investigação a prestar depoimento diretamente ao STF. A estratégia relatada incluía a elaboração de pareceres técnicos que questionassem a segurança das urnas eletrônicas e a utilização dessas informações como justificativa para uma intervenção militar.

Militares pressionados e parecer técnico enviado ao TSE

Cid afirmou que havia uma expectativa dentro do núcleo político e militar bolsonarista de que alguma fraude fosse identificada no sistema eletrônico de votação. Segundo ele, tanto Bolsonaro quanto o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e vice na chapa presidencial, esperavam encontrar alguma falha que pudesse embasar uma contestação institucional do resultado das eleições.

A expectativa, conforme o depoimento, era que uma possível fraude nas urnas convencesse os militares de que o pleito havia sido fraudado e, com isso, mudasse o cenário político do país. Um dos principais alvos dessa pressão teria sido o general Paulo Sérgio Nogueira, então ministro da Defesa. Cid relatou que havia forte insistência para que ele questionasse publicamente a confiabilidade do sistema de votação.

Em 2022, o general Nogueira chegou a enviar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um parecer técnico alegando não ser possível garantir total isenção de interferências no processo. O documento foi encaminhado no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral, criada pelo próprio TSE para acompanhar as eleições.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana -
Cidades 11/07/2025 às 21:00

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana

Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais


Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro -
Cidades 11/07/2025 às 20:28

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro

Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)


Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’ -
Coluna Ohh! 11/07/2025 às 20:00

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’

Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'


Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional -
Política 11/07/2025 às 19:29

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional

No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'


Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’ -
Coluna Ohh! 11/07/2025 às 19:00

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’

Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas


Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular -
Política 11/07/2025 às 18:42

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular

De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)


Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência -
Saúde 11/07/2025 às 18:20

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência

Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada


Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países -
Internacional 11/07/2025 às 17:59

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países

Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil


Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda -
Cidades 11/07/2025 às 17:34

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda

Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês


Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã -
Cidades 11/07/2025 às 16:57

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã

Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro


Vixe