Marcus Presídio destaca papel histórico do TCE-BA e reforça foco em prevenção e orientação a gestores públicos
De acordo com o presidente do TCE-BA, a atuação do órgão vai além da punição, e prioriza medidas preventivas
Gleisy Canedo/Equipe M!
O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Marcus Presídio, destacou, nesta quinta-feira (21), a importância histórica da instituição durante a 3ª edição do Seminário Internacional de Controle Externo, realizada no Hotel Deville Prime, que marca os 110 anos de fundação do órgão, a segunda Casa de Contas mais antiga do Brasil.
O evento reúne representantes de órgãos de controle do Brasil e do exterior para debater temas contemporâneos ligados à fiscalização e à gestão pública, e será encerrado nesta sexta-feira (22).
“Motivo de muita honra e orgulho estar aqui hoje comemorando 11 décadas de existência do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, a segunda casa mais antiga de controle do Brasil, e cada dia mais avançando no sentido de nos aproximarmos da sociedade, dos gestores, enfim, da sociedade baiana, que é onde nós temos que prestar nossas contas”, disse em entrevista ao Portal M!.
Conforme Presídio, o tribunal possui um caráter de orientação “pedagógico”, sem deixar de lado a questão da “fiscalização”, e em alguns casos, da sua “função sancionatória” para os “maus gestores”. Apesar disso, ele enfatizou que esta não é a intenção do órgão:
“Não é isso hoje a intenção do Tribunal, o Tribunal está hoje avançando cada dia mais para aproximação. Ajudar os gestores, ajudar a melhorar a sociedade baiana”.
Presídio aponta foco em prevenção e orientação
De acordo com o presidente do TCE-BA, a atuação do órgão vai além da punição, e prioriza medidas preventivas. Segundo o gestor, além de existir uma “dificuldade” na recuperação do érario, a prevenção cumpre uma melhor função.
“Não adianta chegar no final do processo onde, se houve desvio, o desvio já se evaporou e nós sabemos da dificuldade de recuperar o erário. Então nós fazemos as situações, as auditorias, concomitantes no sentido preventivo. Prevenir sempre vai ser melhor do que punir”.
O presidente ressaltou também a relevância do seminário para abordar temas amplos relacionados ao controle das contas públicas.
“Nós participamos recentemente do consenso das reuniões e conseguimos mediar o acordo do consórcio chinês com o governo e a ponte foi assinado um novo aditivo e a ponte dará início a construção. Esse é o papel do Tribunal de Contas. Temos também o exemplo do VLT, que o Estado conseguiu adquirir junto ao governo do Mato Grosso, comprar os trens do VLT e eles vão rodar em breve”.
Segundo Presídio, o Tribunal atua cada vez mais na orientação pedagógica dos gestores, aproximando-se da sociedade para garantir o uso eficiente dos recursos públicos. Ele reforçou que a fiscalização continua essencial, mas o enfoque educativo e preventivo é a prioridade.
O Seminário Internacional de Controle Externo é promovido pelo TCE-BA em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A iniciativa busca compartilhar experiências internacionais, debater boas práticas e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão pública na Bahia e no país.
TCE-Ba apresenta nova marca
Em meio às celebrações pelos 110 anos, a instituição apresentou sua marca modernizada, refletindo os avanços conquistados ao longo de mais de uma década de atuação. Segundo o Tribunal, a atualização busca transmitir coesão e reforçar a evolução contínua da Casa de Contas e Controle da Bahia, alinhando tradição e modernidade na comunicação visual do órgão.
Entre os principais ajustes, a forma da marca foi modificada com a inversão dos triângulos, garantindo maior dinamismo; a harmonia das cores foi aprimorada; a tipografia foi modernizada, tornando-se mais forte e estável; e as barras se alongaram, simbolizando continuidade e avanço do Tribunal em suas atividades de fiscalização e controle. Confira:
Mais Lidas
Metade dos brasileiros ainda não entende o que é a COP-30, mostra pesquisa
Política
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR por dois anos
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Últimas Notícias
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR por dois anos
Sandro Filho reage à expulsão do MBL e diz ser vítima de ‘sistema político’ do Nordeste
Parlamentar diz que comprovou inocência e aponta articulação política por trás de sua saída do movimento liberal
TCE-BA condena ex-prefeito de Jeremoabo a devolver R$ 1,6 milhão por irregularidades em obra de pavimentação
Análise do TCE-BA identificou execução apenas parcial da obra e falhas técnicas que comprometem a qualidade da intervenção
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana