Manuel Rocha cobra ação imediata do governo federal para recuperação das BRs 324 e 116 após saída da Via Bahia
Rodovias estavam sob concessão da ViaBahia, e voltaram à gestão da União após revogação do contrato e suspensão da cobrança de pedágios

O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cobrou, nesta segunda-feira (19), uma resposta imediata do governo federal diante da situação das BRs 324 e 116. As rodovias, que estavam sob concessão da ViaBahia, voltaram à gestão da União após a revogação do contrato e suspensão da cobrança de pedágios, anunciadas na última semana.
Segundo Rocha, o encerramento do contrato da ViaBahia, embora represente o fim de um ciclo marcado por deficiências operacionais, não foi acompanhado de um plano emergencial de recuperação.
“A ViaBahia prestou um péssimo serviço durante anos, e agora sai com mais de R$ 860 milhões em compensação pelo fim do contrato, deixando as duas rodovias em estado lamentável”, disse.
O deputado ressaltou que, quem trafega pelas rodovias, enfrenta buracos, acostamentos “destruídos”, falta de sinalização e riscos constantes de acidentes. “Eu mesmo, como parlamentar, percorro essas estradas para chegar às minhas bases e vejo de perto o descaso”, afirmou.
O parlamentar destacou que a BR-324 é a principal ligação rodoviária com Salvador, enquanto a BR-116 serve de eixo para o escoamento agropecuário no interior. Rocha alerta para os impactos econômicos da situação.
“Já são inúmeros relatos de caminhões e carros danificados, pneus estourados, prejuízos com transporte de carga e risco à vida de motoristas e passageiros. Isso impacta diretamente a economia do estado e não pode continuar”, pontuou.
Deputado exige plano emergencial do Dnit
Manuel Rocha defende que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresente com urgência uma solução prática para as condições das vias. Ele considera insuficiente a simples suspensão da cobrança de pedágio sem medidas de reparo e manutenção.
“Não basta suspender a cobrança do pedágio. É preciso garantir um plano efetivo de manutenção, de recuperação asfáltica e de sinalização nos trechos mais críticos”, declarou.
O deputado também alertou para os riscos de acidentes durante o período junino, época em que há intenso deslocamento pelas rodovias do estado.
“Estamos às vésperas do período junino, quando milhares de pessoas viajam para o interior da Bahia para participar dos festejos, e as condições atuais das estradas são absolutamente inaceitáveis. A população não pode ficar à mercê do caos rodoviário”, disse.
Radares a 50 km/h entram em ação nas BRs 324 e 116
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) instalou radares com limite de 50 km/h nas proximidades das antigas praças de pedágio das BR 324 e 116. A mudança no limite de velocidade começou a valer já na quinta-feira (15), quando foi encerrada a concessão da ViaBahia, que administra os trechos e visa garantir a segurança no trânsito durante o processo de transição administrativa. Os equipamentos estão posicionados nos dois sentidos das rodovias, antecedendo os antigos pontos de cobrança.
A concessão terminou às 23h59 de quarta-feira (14), quando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assumiu integralmente a operação, manutenção, conservação e gestão das vias. A responsabilidade será temporária, até que ocorra um novo leilão para contratar uma nova concessionária. A data do certame ainda não foi anunciada pelo governo federal. A informação é do G1 Bahia.
Com a desativação das cabines de cobrança, o tráfego foi redirecionado para as faixas laterais, enquanto as áreas centrais das praças de pedágio foram isoladas. Esses espaços estão sendo usados por equipes contratadas pelo Dnit, que atuam na operação e manutenção dos trechos. A PRF acompanha de perto a movimentação, sobretudo nesse momento inicial, com maior fluxo e eventuais dúvidas dos motoristas.
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